Período de pandemia
Estoque em supermercados não deve faltar, diz presidente da Apras
Maringá
Nesta quinta-feira (23), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) autorizou a abertura de supermercados e mercados aos domingos e feriados em Maringá. A ação foi movida por uma rede de supermercados da cidade e acatada pela juíza de direito substituta em 2º Grau Cristiane Santos Leite, da 4ª Câmara Cível. A medida já vale para o próximo domingo, dia 26.
O funcionamento de supermercados aos domingos e feriados estava proibido desde o dia 20 de março em Maringá, por meio dos decretos municipais nº 445/2020 e nº 566/2020.
O decreto nº 445/2020 declarou situação de emergência em razão da pandemia da Covid-19. E o decreto nº 566/2020 autoriza o funcionamento desses estabelecimentos de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 18h, exceto nos feriados.
Na decisão, a juíza explica que “os Decretos Municipais nº. 445/2020 e 566/2020, quando impedem o funcionamento dos Mercados e Supermercados, atividades tidas como essenciais, ainda que somente em domingos e feriados, afrontam determina a legislação federal”.
Ela acrescentou que “a manutenção indevida de suspensão das atividades ocasionará graves prejuízos às empresas e aos estabelecimentos comerciais, assim como à população local, visto que a exiguidade do tempo de funcionamento das lojas ocasionava em aglomerações”.
A Prefeitura de Maringá informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a liminar, mas disse que irá recorrer.
Por Lethícia Conegero / Portal GMC Online
Precisa sair de casa? Use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante
Notícias Relacionadas
Período de pandemia
Estoque em supermercados não deve faltar, diz presidente da Apras
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional