IPTU 2024 em Maringá terá reajuste de 5%
Imagem Ilustrativa | Foto: Câmara de Maringá/divulgação

Imposto

IPTU 2024 em Maringá terá reajuste de 5%

Economia por Letícia Tristão em 05/12/2023 - 16:00

A maioria dos vereadores votou a favor do projeto que prevê o percentual de reajuste do imposto. O cálculo é feito baseado no IPCA-15.

O projeto que autoriza o reajuste do IPTU 2024 em Maringá foi discutido e aprovado em primeira votação. A sessão no Legislativo foi realizada nesta terça-feira (5).

O percentual do reajuste é calculado com base no IPCA-15. Desde 2003, Maringá usa o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

No próximo ano, os contribuintes de Maringá vão pagar 5% a mais no valor do IPTU, o percentual do reajuste.

O desconto de 10% para quem optar pelo pagamento à vista na primeira parcela, e de 7% na segunda, continua valendo, explica o vereador Alex Chaves (MDB). [ouça o áudio acima]

Segundo o projeto, as parcelas entre R$ 60 e 120 poderão pagas em até seis parcelas mensais alternadas; para valores acima de R$ 120, o pagamento poderá ser dividido em 12 parcelas mensais consecutivas.

Apesar de o reajuste inflacionário ser permitido por lei, nem todos os vereadores votaram a favor. Rafael Roza e Cris Lauer votaram contra o projeto.

O texto deve passar pela segunda votação na próxima sessão.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade