Influência do agronegócio para Maringá e região é debatida no podcast ‘Linha do Tempo’
Foto: Divulgação

Episódio 6

Influência do agronegócio para Maringá e região é debatida no podcast ‘Linha do Tempo’

Podcast por Monique Manganaro/GMC Online em 01/06/2022 - 12:05

O agronegócio foi fundamental para a criação e, em seguida, para o desenvolvimento de Maringá. Antes mesmo de a cidade ser oficialmente fundada, as áreas onde seriam o município já eram ocupadas por plantações e famílias que se mudavam para o norte do Paraná buscando novas oportunidades. 

Para comentar a importância do agronegócio para a existência do município, o sexto episódio do podcast “Linha do Tempo”, projeto do Grupo Maringá de Comunicação (GMC) para celebrar os 75 anos da Cidade Canção, reuniu convidados que experienciam o agro em diferentes vertentes. 

Iniciando a conversa, a jornalista Brenda Caramaschi questionou o pesquisador Rogério Recco sobre a agricultura que precedeu a fundação de Maringá. O município, apesar de ter vivido um período curto da cafeicultura, beneficiou-se desse tipo de plantio para o próprio desenvolvimento. “Maringá foi fundada em 1947, e a venda de lotes, urbanos e rurais, atraiu gente para cá. Lotes urbanos porque a cidade explodiu, eram lotes baratos e as pessoas queriam comprar, queriam vir para o Paraná. E também se falava muito que o Paraná era o novo ‘Eldorado’, era a terra da promissão, onde o dinheiro dava em árvore ou você pegava com o rastelo, porque se plantava café. Então, a Companhia de Terras do Norte do Paraná incentivou a venda da terra atrelada ao plantio de café. Maringá surgiu em 1947 como fruto desse trabalho da companhia e as pessoas vinham para cá com o objetivo de plantar café e enriquecer, ou então ter a sua atividade comercial na cidade”, destacou Rogério Recco.

O plantio de café nas terras maringaenses se estendeu por alguns anos até que uma forte geada, registrada em 1975, arrasou plantações inteiras e afetou intensamente a economia do recém-criado município. Toda a população que migrou para o norte do Paraná para trabalhar com o cultivo de café se viu sem uma fonte de renda da noite para o dia e muitos decidiram abandonar o local para buscar novas oportunidades. Maringá, então, sentiu o número de habitantes diminuir e parte da vida urbana se desenvolver nesse período. 

O agronegócio, contudo, não perdeu toda a força e, novamente, colaborou para a reestruturação do município anos mais tarde. Para Recco, neste período, a mecanização da agricultura foi ponto chave para que trabalhos pudessem ser retomados e a economia voltasse a girar. 

“Apesar da falta de experiência, aos poucos, isso foi se consolidando e Maringá ainda hoje é uma cidade que tem um perfil muito agrícola e isso consolidou a economia da região, que hoje é uma economia diversificada, mas ainda essencialmente agrícola”, considerou Recco. 

Ao longo do episódio, os convidados também destacaram a importância do cooperativismo para alavancar a agricultura na região e tornar o agronegócio uma das principais bases da economia do município, até os dias de hoje. O bate-papo ainda recebeu a contribuição da presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, e do repórter fotográfico Ivan Amorim. 

O episódio do podcast Linha do Tempo que trata sobre o agronegócio em Maringá é o sexto capítulo da caminhada pela história da cidade. No primeiro episódio foi possível acompanhar a trajetória da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No segundo, o podcast relembrou a história da comunicação em Maringá e, no terceiro, o desenvolvimento do comércio maringaense esteve em pauta. No quarto encontro, os convidados falaram sobre a arborização de Maringá e a história do Parque do Ingá e, no quinto, a catedral maringaense foi o centro da discussão.

Sobre o podcast

O podcast “Linha do Tempo” é um dos produtos criados para celebrar a história de Maringá enquanto o município comemora 75 anos de existência. Durante todo o mês de maio e junho, o Grupo Maringá de Comunicação vai relembrar antigas memórias e lançar um olhar sobre o presente e o futuro da Cidade Canção em um projeto que abrange diferentes mídias e formatos.

O podcast, que fará um mergulho na história de Maringá por diferentes ângulos ao longo de 10 episódios, pode ser assistido no canal do Youtube do Portal GMC Online e da Maringá FM ou ouvido nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify.

Além disso, o projeto Linha do Tempo também contempla um passeio físico, no coração de Maringá. 75 banners com fotos antigas de fatos que marcaram a história maringaense foram espalhados pelo Parque do Ingá, um dos maiores símbolos do município. Além de contemplar as fotos, os visitantes podem tornar a viagem ao passado ainda mais imersiva, mergulhando em reportagens especiais do Portal GMC Online. Basta apontar o celular para o QR Code estampado no banner para ser direcionado a uma página com as matérias alusivas ao aniversário de Maringá. 

A Linha do Tempo – Maringá 75 anos tem apoio cultural de Prefeitura de Maringá; Copel – Governo do Paraná; Usina Santa Terezinha e Grupo Maringá de Comunicação.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade