Podcast "Linha do Tempo" percorre história da Catedral de Maringá, do projeto aos dias atuais
Foto: Divulgação

Episódio 5

Podcast "Linha do Tempo" percorre história da Catedral de Maringá, do projeto aos dias atuais

Podcast por Monique Manganaro/GMC Online em 26/05/2022 - 14:22

Dando continuidade ao projeto “Linha do Tempo”, iniciativa do Grupo Maringá de Comunicação (GMC) para celebrar os 75 anos da Cidade Canção, o quinto episódio do podcast “Linha do Tempo” fez um passeio pela trajetória da Catedral de Maringá, um dos monumentos mais lembrados da cidade, para relembrar a história da construção que neste mês completou 50 anos. 

Para participar da conversa, a jornalista Brenda Caramaschi recebeu verdadeiros especialistas quando o assunto é a catedral maringaense. Participaram do episódio Rogério Recco, jornalista, pesquisador e co-autor de um livro sobre a história da Catedral de Maringá; Everton Barbosa, jornalista, assessor da Arquidiocese de Maringá e também co-autor da obra; e Nei Vecchi, arquiteto e um dos criadores do projeto do primeiro projeto da praça da catedral.

Durante o episódio, os convidados contaram histórias que precederam a criação do monumento e citaram nomes dos principais personagens deste marco no desenvolvimento de Maringá.

Um dos protagonistas icônicos que têm a história diretamente relacionada com o surgimento da catedral é Dom Jaime Luiz Coelho. “Dom Jaime mudou tudo, liderou o desenvolvimento dessa cidade, não apenas como líder religioso, mas também como líder civil, político. Ele chegou em 1957, vindo de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e viu Maringá no futuro, mas as pessoas não acompanhavam muito o pensamento dele. Ele mandava no governo do Estado, na prefeitura… ele determinava o que achava correto e foi assim que ele traçou o rumo dessa cidade. Hoje a autoridade dele talvez não seria a mesma, a sociedade não aceitaria aquele poder de decisão religioso, mas foi o homem certo para o tempo certo e hoje colhemos os benefícios que Dom Jaime provocou nesta cidade”, comentou o jornalista Everton Barbosa. 

Conforme ressaltou o pesquisador Rogério Recco, Dom Jaime foi um dos principais responsáveis por imaginar um símbolo religioso grandioso para Maringá e se envolver na construção para que o projeto saísse do papel. “Dom Jaime, com sua visão futurista, imaginou a catedral numa época em que Maringá não tinha asfalto, saneamento, era a cidade do faroeste, da poeira… Ninguém podia imaginar a construção de um templo monumental como foi imaginado por Dom Jaime e que foi idealizado a partir da imagem de um foguete espacial. Ele também teve a sorte de contar com o arquiteto José Augusto Bellucci, um homem genial que acabou depois projetando a catedral como ela é hoje”, citou. 

Ponto fortemente destacado, a imaginação de Dom Jaime contribuiu grandemente para que a catedral virasse uma peça monumental no centro de Maringá. Contudo, toda a grandiosidade dessa construção também trouxe problemas. “Uma grande angústia do Dom Jaime foi alavancar a construção da catedral e dar andamento à obra. Não foi fácil. Ele teve um desgaste com o João Paulino [Vieira Filho, então prefeito de Maringá] porque ele cortou todo o apoio municipal para a obra. Em contrapartida, foi o período em que Dom Jaime apoiou o Ney Braga para o Governo do Estado e ele acabou compensando essa falta de apoio no município ajudando com recursos estaduais para a obra. Foram 13 anos de obra e, no fim dos anos 1960, [Dom Jaime] decidiu concluir porque a obra já estava caindo em descrédito”, detalhou Recco.

“Além da dificuldade em se construir aquilo. Imagine você, nos anos 1970, construir um monumento de 124 metros de altura, com a madeira rudimentar que tinha a construção civil. Eu era pequeno ainda, frequentava a igreja de madeira, e a gente ficava na porta lateral, aos domingos, olhando quantos eucaliptos eles colocavam para fazer os andaimes e suportar a estrutura da igreja. [ José Augusto] Bellucci, o arquiteto, foi ousado. Aquele projeto é de 1958. Bellucci foi contratado para fazer a catedral porque ele era o arquiteto da companhia. O Hotel Bandeirantes é projeto dele, o Clube Hípico, o Maringá Clube, a Prefeitura de Maringá”, acrescentou Nei Vecchi. 

Ao longo do bate-papo, os convidados ainda relembraram como foi a inauguração da Catedral de Maringá, entregue em 10 de maio de 1972, dia do aniversário da cidade. 

O episódio do podcast Linha do Tempo que trata sobre a catedral maringaense é o quinto capítulo da caminhada pela história da cidade. No primeiro episódio foi possível acompanhar a trajetória da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No segundo, o podcast relembrou a história da comunicação em Maringá e, no terceiro, o desenvolvimento do comércio maringaense esteve em pauta. No quarto encontro, os convidados falaram sobre a arborização de Maringá e a história do Parque do Ingá.

Sobre o podcast

O podcast “Linha do Tempo” é um dos produtos criados para celebrar a história de Maringá enquanto o município comemora 75 anos de existência. Durante todo o mês de maio e junho, o Grupo Maringá de Comunicação vai relembrar antigas memórias e lançar um olhar sobre o presente e o futuro da Cidade Canção em um projeto que abrange diferentes mídias e formatos.

O podcast, que fará um mergulho na história de Maringá por diferentes ângulos ao longo de 10 episódios, pode ser assistido no canal do Youtube do Portal GMC Online e da Maringá FM ou ouvido nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify.

Além disso, o projeto Linha do Tempo também contempla um passeio físico, no coração de Maringá. 75 banners com fotos antigas de fatos que marcaram a história maringaense foram espalhados pelo Parque do Ingá, um dos maiores símbolos do município. Além de contemplar as fotos, os visitantes podem tornar a viagem ao passado ainda mais imersiva, mergulhando em reportagens especiais do Portal GMC Online. Basta apontar o celular para o QR Code estampado no banner para ser direcionado a uma página com as matérias alusivas ao aniversário de Maringá. 

A Linha do Tempo – Maringá 75 anos tem apoio cultural de Prefeitura de Maringá; Copel – Governo do Paraná; Usina Santa Terezinha e Grupo Maringá de Comunicação.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade