Indústria do Paraná teve desempenho abaixo do esperado em abril
Foto Ilustrativa: Foto: Gilson Abreu/AEN

Economia

Indústria do Paraná teve desempenho abaixo do esperado em abril

Economia por Victor Ramalho em 11/06/2022 - 08:38

Uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta uma queda de 4,3% na produção industrial em abril relação a março. Os custos de produção e outros fatores explicam a desaceleração econômica do setor.

O Paraná apresentou uma desaceleração econômica no setor da indústria no mês de abril. É o que aponta uma pesquisa divulgada no dia 9 de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, a indústria paranaense teve uma retração de 4,3% em abril, na comparação com março.

O Estado foi o único do sul do Brasil com queda, na comparação com o mês anterior. Santa Catarina e Rio Grande do Sul terminaram o mês com altas de 3,3% e 0,5%, respectivamente. Em todo o Brasil, o crescimento foi tímido, de 0,1%.

Já quando se comparam os dados de agora com o mesmo mês de 2021, a indústria estadual encolheu 6,6%, recuo maior do que o resultado nacional (-0,5%) e de Santa Catarina (-5,6%). O Rio Grande do Sul cresceu 0,5%. De janeiro a abril deste ano, a indústria da região Sul está em baixa. O Paraná registra retração de 3,6%, muito parecida com os 3,4% de queda do indicador geral do país. Os dois estados vizinhos também acumulam desempenho negativo, de 8,1% em Santa Catarina e de 1,5% no Rio Grande do Sul no período.

De acordo com o economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Thiago Quadros, alguns fatores explicam a desaceleração do setor, como a retomada lenta de alguns segmentos importantes, como comércio e serviços, e também a previsão de menor crescimento na economia mundial. [ouça no áudio acima]

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade