Imigrantes também somos nós
EBC

Opinião

Imigrantes também somos nós

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/08/2019 - 07:50

O Brasil é uma país formado pela imigração. O deslocamento humano é a condição que nos formou, assim como a grande maioria das nações no mundo. Somos sempre instigados a ver a pátria como um campo fechado, isolado ou blindado ao estrangeiro. Mas a grande maioria de nós somos filhos deste “estranho”.

A constante de deslocamento humano se explica de inúmeras formas. A mais comum é a busca de sobrevivência ou a realização do sonho. O imigrante não sai de seu país de origem por acaso. Em grande parte, há uma mão invisível que o empurra. Ninguém migra por que quer. Os conflitos armados e crise econômica são os principais fatores do processo migratório. Logo, sair do país não é uma escolha, mas, em muitos casos, a única saída.

Os que chegam, nem sempre são bem-vindos. Considerados “invasores”, são visto como ameaça ao bem-estar dos “nativos”. Eles incorporam o medo, a concorrência, a culpa pelo fim da paz. Nossa visão limitada do processo migratório nos coloca na defensiva. Devemos aprender a superar isto. A ameaça muitas vezes não vem de fora, está entre nós. O problema de nossa sociedade não está quando o estrangeiro chega, mas fica mais exaltado com a sua presença.

Uma instituição de ensino superior de Maringá oferece curso profissionalizante aos imigrantes. Busca qualifica-los para permitir o ingresso no mercado de trabalho. Dar ao que muitos chamam de estrangeiro o direito de viver em um novo lugar e com oportunidades. Isto que precisamos. Gerar condições para que as pessoas sobrevivam e superem as limitações que a condição que as fizeram imigrar gerou. Esta é uma atitude de resposta que ameniza conflitos e não os inflama.

Qualificar é fundamental, dar dignidade é condição primordial para se superar qualquer obstáculo. O que temos que entender é que o estrangeiro se torna uma ameaça, assim como qualquer um de nós, por não podermos garantir a nossa própria sobrevivência e não termos inclusão dentro do ambiente em que vivemos.

Nossos próprios filhos se tornam um problema quando não garantem o seu futuro e residem eternamente na casa dos pais. Entre nós há um grande número de pessoas que não são integradas ao mercado de trabalho e sofrem com isso. Não é uma questão de território patriótico, mas das pessoas que constroem oportunidades onde quer que estejam.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade