Governo propõe dar desconto de 6% no IPVA 2024 pago à vista
Imagem Ilustrativa/Foto: EBC

Paraná

Governo propõe dar desconto de 6% no IPVA 2024 pago à vista

Economia por Letícia Tristão em 04/12/2023 - 17:08

O percentual seria 3% maior, mas a proposta ainda precisa ser discutida e votada pelos deputados. O calendário de pagamento do IPVA no Paraná deve ser divulgado em janeiro. 

Até este ano, os paranaenses que optassem por quitar o IPVA à vista, tinham desconto de 3%. Mas esse percentual pode dobrar em 2024. Pelo menos é o que está propondo o Governo do Estado.

Um projeto de lei que dá um desconto de 6% para o pagamento à vista do IPVA em 2024 foi encaminhado à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (4), segundo o governo.

A proposta ainda precisa ser analisada e votada pelos deputados para que possa virar lei e o desconto ser aplicado.

Caso o contribuinte não queira pagar o imposto à vista, pode optar pelo parcelamento em até cinco vezes. É possível efetuar o pagamento por pix, ou no cartão de crédito, o que possibilita o parcelamento em até 12 vezes, com juros após o término do calendário regular de quitação das parcelas.

De acordo com o Governo do Estado, mais da metade da frota do Paraná vai pagar mais barato no IPVA 2024. Isso porque o valor do IPVA é calculado de acordo com o valor venal dos veículos, o que, segundo a tabela Fipe, tende a diminuir a partir do próximo ano.

As guias de pagamento poderão ser emitidas a partir de janeiro de 2024 pelo novo Portal de Pagamentos de Tributos. Os paranaenses não vão receber o boleto em casa.

O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária no Paraná, atrás do ICMS. Metade do valor arrecadado com o IPVA é repassado aos municípios onde os carros são emplacados.

Maringá tem uma frota de 346 mil veículos, segundo dados do IBGE de 2022.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade