Gilson Aguiar: 'Venceram o populismo e a perda de tempo'

Comentário

Gilson Aguiar: 'Venceram o populismo e a perda de tempo'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 20/04/2018 - 08:18

Em sessão realizada ontem à noite, a Câmara de Vereadores de Maringá, aprovou o projeto que regulamenta a abertura dos supermercados e hipermercados aos domingos. Agora, a autorização para a abertura dependerá da autorização do executivo municipal. Negociação que pode ser feita com os sindicatos que representam os interessados, patrões e empregados.

Uma medida populista sem compromisso com o futuro. A questão é não perder a imagem da bondade com quem passa por apertos imediatos, mas não será salvo ao longo do tempo. Os vereadores aprovaram uma lei que evita a realidade e promove a falsa ideia da garantia temporária de sobrevivência, sem perspectiva de vida longa. Os pequenos mercados não vão conseguir manter-se sem se reinventar. Eles não têm futuro. Isto é que está em jogo.

Uma política de concorrer com qualidade e promover oportunidades e diferenciais é a saída. Não a demagogia profética que acaba no “deus nos acuda”. Salvamos hoje e prorrogamos o sofrimento. Amanhã, sem mudar, acomodados, os pequenos comerciantes vão definhar. Além disso, tem um consumidor disposto e querendo qualidade. Além de pagar preços justos. Nos mercados os produtos são mais caros que nos supermercados.

A pesquisa feita pela Consultoria Júnior da UEM, usada para defender o projeto de regulamentação de abertura dos supermercados aos domingos e feriados, tem números interessantes. Descreve a realidade dos pequenos comércios nos bairros. Empresas familiares, com baixa estrutura de atendimento, pouco diferencial e vendendo produtos simples, a maioria produtos de mercados, frutas e verduras. Nestes locais, consumir não atrai nem distrai.

Já, os dados apresentados pelos representantes dos supermercados e hipermercados tem ao seu lado um ambiente de consumo atrativo. Uma variedade de produtos. Consumir nestes locais é uma diversão, uma distração, um passeio, típico de domingos e feriados. Este é o desejo do consumidor, um diferencial no consumo. Isto faz com que as pessoas prefiram um lugar à o outro. Por isso, mercados investem em inovação.

O comércio nos bairros tem que se reinventar. Os bairros precisam ser ambientes atrativos. Uma política de qualidade nos ambientes onde os mercados atuam ajudaria a atrair consumidores. Mas isto envolve comprometimento dos micro e pequenos empresários, do poder municipal e de uma política séria e eficiente de qualificação. O Sebrae está aí para isso, deve ser chamado para esta discussão. Esta é a saída. Não a política populista e imediatista que assistimos. Não resolve, remedia. Não gera futuro, mas perda de tempo.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade