Gilson Aguiar: 'trabalho tem, mas para quem?'
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Comentário

Gilson Aguiar: 'trabalho tem, mas para quem?'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/06/2018 - 08:21

Os jovens são o futuro do país? A resposta já foi, por muito tempo, “sim”, mas agora é “não”. As altas taxas de desemprego demonstram isso. Segundo levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o desemprego entre os jovens é de 29,9%. A média mundial é de 13,1%. Desqualificação e falta de experiência são os principais obstáculos. Lembrando que no tempo de “vagas gordas”, entre 2004 e 2014, o índice de desemprego entre os jovens foi de 16,1%.

Para entendermos de forma mais próxima estes números, uma reportagem de Carina Bernadino aborda a oferta de empregos e o baixo índice de vagas preenchidas. Para se ter uma ideia, segundo a reportagem, das 1.886 vagas de trabalho oferecidas entre janeiro e maio deste ano, apenas 763 foram preenchidas, um índice aproximado de 40%. A maioria das vagas ficou em aberto porque o perfil do candidato não atendeu as demandas das empresas, qualificação e experiência.

Levantamento feito pela Fundação Dom Cabral, de 2017, com 201 empresas que empregam 936 mil funcionários, demonstram que em 48% dos casos de contratação, a dificuldade está na deficiência da formação. Já em 41% das vagas não preenchidas, o problema é a falta de experiência.

Em tempos de crise as empresas querem eficiência, geração de riqueza e inovação. O perfil do trabalhador brasileiro médio não mostra a superação desta necessidade. Não estamos gerando eficiência na formação e nem dando experiência no mercado. Consideramos que o ingresso no mercado de trabalho deve ser retardado para dar uma melhor formação, mas este idealismo não ocorre. Matamos o futuro das pessoas com a ilusão de que as coisas se resolvem sem qualificação. Temos que valorizar a formação para o trabalho.

O país precisa mais de formações técnicas do que graduados no ensino superior, nos cursos de licenciatura e bacharelado. Temos que incentivar jovens a buscarem mais estágios e viver o mundo do trabalho. Trabalhar ainda jovem não é exploração e sim experiência, maturidade. Estas são características que faltam na hora de apresentar um currículo para uma vaga de trabalho.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade