Gilson Aguiar: 'temos um trânsito de mal-educados'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'temos um trânsito de mal-educados'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 15/08/2018 - 08:43

O pedestre é o agente mais frágil do trânsito e deve ser protegido pelos demais modais. Quem se desloca de bicicleta ao caminhão deve ter a obrigação de cuidar e preservar a vida. Mas o convívio no trânsito não passa por esta lógica. Ela deveria ser incorporada por cada um. Mas as regras da lei, da ética, da boa conduta, não são incorporadas na convivência nas vias públicas.

O trânsito nas vias sempre foi uma condição complicada para os seres humanos. Historicamente, na Roma Antiga, por exemplo, os abusos nas vias das cidades eram inúmeros. O pedestre eram as principais vítimas. A história é antiga. O transeunte atropelado pelo cavalo ou pela biga já era notícia. Claro que não na proporção de nossos atropelamentos com carros com maior número de “cavalos de força”.

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, em entrevista a Luciana Peña, na CBN Maringá, fala sobre a implantação de semáforos para pedestres. Uma obra que requer estudo, custo de implantação e uma mudança no tempo de espera dos veículos, agora será maior.

O secretário também falou sobre as regras de trânsito, o comportamento dos motoristas e dos pedestres. Ele, em uma observação pessoal, notou que a maioria dos pedestres não usam a faixa. Também, os motoristas, não respeitam os pedestres ao dobrarem a esquina quando há sinaleiros. Qualquer convergência feita por um veículo em uma esquina, na qual o pedestres estiver atravessando na faixa, a preferência é de quem está a pé. O secretário deu uma aula, coisas simples, mas a maioria de nós estamos reprovados. Ou não sabíamos ou desrespeitamos as regaras.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade