Gilson Aguiar: 'por que o país é tão injusto se tudo para na Justiça?'
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Comentário

Gilson Aguiar: 'por que o país é tão injusto se tudo para na Justiça?'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 19/06/2018 - 08:13

A falta de hábitos e o excesso de Justiça

Estamos sempre na dependência de um ato judicial. Não por acaso os tribunais estão abarrotados de processo. Também não é coincidência que o Estado é o principal réu nos processos. Mas por que o país é tão injusto se tudo para na Justiça? A resposta está no lado oposto do número de advogados que o país tem. Por sinal, o maior do mundo.

A propagação de bacharéis representa o tamanho do poder que as decisões judiciais têm. Não que nos garantam direitos, mas distorcem a lei. O preço da justiça e do Judiciário são caros, raros e custosos. Nem todos podem recorrer e ter as benesses que as normas permitem. O que está escrito na lei não diz respeito a todos, mas a quem pode exercer o poder da legalidade.

Ficamos satisfeitos quando leis são aprovadas, mas não percebemos o quanto que a execução da norma tem seu preço. As autoridades que as criam se baseia em normas já criadas. Há os vícios da lei. A autoridade jurídica se torna um semideus. Vivemos a espera que iluminem a vida dos “reles-mortais”. Fico pensando se precisamos de tantas leis.

O que necessitamos são de bons hábitos. Educar as pessoas. Fazer com que nossas relações não sejam carregadas de interesses torpes. Reduzir a má-intensão. Dar melhores exemplos em vez de propagarmos a maldade. Acompanharmos melhor as decisões do poder. Nos envolvermos com a representação pública e nos informarmos mais.

Paramos de ver o Estado e os representantes públicos como elementos distantes de nossas vidas. Eles pertencem e são elementos que influenciam nossas vidas diariamente. São responsáveis diretos pela solução de nossos problemas, tanto coletivos como pessoais. Temos o direito de debater as questões públicas. Mas precisamos conhece-las melhor.

Já falei inúmeras vezes o quanto a ignorância nos mata. O quanto nossa forma distorcida de ver a realidade nos coloca diante de uma aparência e não diante da essência. Vivemos com uma percepção equivocada da realidade. Por isso, precisamos mudar os nossos hábitos. Temos que sair deste ambiente nebuloso. Assim, precisaremos de um número menor de normas, de bacharéis, de juízes. Precisamos ter consciência do que se pode ou não fazer e, principalmente, do poder que temos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade