Gilson Aguiar: 'pela concorrência se vive e não se sobrevive'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'pela concorrência se vive e não se sobrevive'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 22/08/2018 - 08:15

Redes de supermercados estão conseguindo liminares para poder abrir aos domingos. Isto contrária a lei municipal aprovada e que entrou em vigor no último final de semana. Porém, sem que tivesse efeito. Uma reportagem de Victor Simião mostra que, mesmo os mercados que não tinham conseguido autorização para a abertura, estão conseguindo.

A prefeitura fiscalizou e não mudou os estabelecimentos abertos sem autorização. Apenas pediu a apresentação a decisão liminar. A maioria conseguiu. O poder municipal afirma que vai respeitar a decisão do Poder Judiciário. Estamos diante de uma batalha que será decidida nos tribunais e já tem um lado vencedor. As redes de supermercados vão ser autorizadas a abrirem aos domingos.

O que fazer?

A concorrência não é ruim. Ela nos permite melhorar. Já falei inúmeras vezes aqui. Temos que aprender a enfrentar a perda da zona do conforto com eficiência, criatividade e racionalidade. A viabilidade de um pequeno empreendimento está na inteligência de entrar em um nicho de mercado com inovação.

Pequenos empreendimentos nos bairros podem tem ações cooperativas, trabalharem em conjunto. Aprenderem a se organizar para dar ao consumidor um diferencial de atendimento. Inúmeras pesquisas, feitas pelo Sebrae inclusive, mostram que a escolha de um produto pelo preço é um fator secundário. Pessoas querem atendimento, valorização na hora da compra ou da prestação de serviço. Comodidade também é outro fator diferencial.

Pesquisas podem ser feitas nos bairros para conhecer quem é o morador. Quem é público para quem o pequeno comércio pode se tornar uma opção, para quem ele já é. Saber se comunicar como a população mais próxima ao estabelecimento. Entender o que ela necessita. Tudo isso ajuda.

Agora, é a hora do poder público municipal, instituições como o Sebrae, serem acionadas e começarem iniciativas neste sentido. Agir em benefício de um empresário que queira empreender, inovar, renovar e fazer da concorrência uma oportunidade.

Os que sobreviverem ao mercado e se renovarem terão mostrado o potencial que há a ser explorado em benefício da população e da sobrevivência de empreendimentos que mudam o ambiente urbano. Tem os que vão fechar as portas. O que não é de todo ruim, afinal, é preciso eliminar quem apenas sobrevivem daqueles que sabem viver de seu empreendimento.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade