Gilson Aguiar: "cuidado para o dinheiro não ir para o 'ralo'"

Comentário

Gilson Aguiar: "cuidado para o dinheiro não ir para o 'ralo'"

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 27/04/2018 - 08:38

Sarandi tem a oportunidade histórica de sair de apenas 10% de saneamento básico para sua população e atingir, em dois anos, 70%. Não é ilusão, é repasse de R$ 20 milhões de reais confirmados e sacramentados pelo ministro das Cidades Alexandre Baldy, do Progressistas. Ele veio à cidade para confirmar o repasse. Em seu discurso, falou da importância de atender a cidade com mais de 10 mil ligações de água e esgoto.

O prefeito da cidade, Walter Volpato, do PSDB, elogiou o repasse, agradeceu o ministro e falou da importância de investir em saneamento, obra que muitos prefeitos, segundo ele, não dão atenção por não ter visibilidade. Porém, o chefe do executivo de Sarandi considera a obra de saneamento fundamental. Vez a comparação correta, a cada real investido em saneamento, há uma economia de quatro reais com a saúde remediativa.

Este encontro entre a necessidade e o ato assertivo tem dois anos para realizar a promessa. Inclusive, vale lembrar, o sonho de ultrapassar 70% de saneamento em Sarandi é histórico. A cidade que tem carências crônicas, agora, pelo que tudo indica, tem tudo para superar um dos seus mais graves problemas. O que impediria?

Se para muitos foi a falta de vontade política que sempre impediu a cidade de ter um melhor índice de saneamento ao longo de décadas, a mesma vontade pode enterrar os recursos repassados. Se o saneamento fica embaixo da terra e muitos políticos não gostam de obras que não são vistas, não rendem votos, o dinheiro investido tem que ir para o lugar certo. Pode ir para o ralo. Fiscalizar as obras de execução do saneamento básico e cobrar sua prontidão.

No país faltam projetos para investimento de recursos públicos, mas muitos projetos geram recursos mal gastos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade