Gilson Aguiar: 'ódio e vingança mata inocentes'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'ódio e vingança mata inocentes'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 15/03/2019 - 08:17

Estamos expostos aos inimigos. Onde menos esperamos, o que é pior. Eles estão por todos os lados, caminham na direção que nos encontramos e nos acompanham. Quando menos esperamos, o golpe. Em alguns casos e profissões, a exposição é maior.

O caso do “maníaco da torre”, que está sendo julgado em Maringá, por um dos assassinatos que promoveu, é uma expressão do risco. A violência que vem do risco da prostituição. Quantas mulheres estão expostas diariamente a violência. Uma agressão que pode chegar a extremos como no caso de um assassino em série, Roneys Gomes.

Premeditado, ele eliminava prostitutas, um assassino frio, mas com uma justificativa, o trauma de ter perdido a mãe, também prostituta. Logo, na sua mente e particularidade lógica, todas devem sofrer o destino que sua mãe teve. Se vinga a mãe? Não, se descobre o prazer de matar. O motivo torpe alimenta a sensação do extermínio.

Casos como estes devem nos levar a pensar no que move as pessoas. O que a sociedade constrói na particularidade de cada um o motivo para agir. Hoje, a violência sofrida por cada um é compartilhada de forma intensa. Mas nem sempre da maneira correta. Encontramos pessoas e ambientes onde expressar nosso descontentamento. Porém, em muitos destes lugares, a busca por vingança ou a sentença sobre um culpado é comum.

Vivemos uma sociedade que constrói um discurso de vitimização constantemente. Temos sempre como nos colocar na condição de agredido e que se tem direito a uma reação. A vingança, dizem, é um “prato que se come frio”, mas que muitos saboreiam intensamente temperado com o calor do sangue de quem se quer descarregar a vingança.

A lógica empobrecida agora se propaga como ato brilhante. Isto move assassinos em série ou jovens exterminadores que provem massacres. Os seres humanos rodeados de informação não se formam com elas. A relação com as pessoas é que nos dá o sentido de viver. E estas relações estão se empobrecendo, desprezamos a convivência, amamos a individualidade egoísta de nossas vontades. Os meus desejos e vontades devem imperar sobre todos.

O preço desta lógica é cara. Quando observamos a violência propagada e muitas vezes não anunciada, entendemos o quanto o inimigo que nos oferece maior risco está mais perto do que pensamos.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade