Gilson Aguiar: 'Não se cresce isolado'
Arquivo/PMM

Comentário

Gilson Aguiar: 'Não se cresce isolado'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 26/03/2018 - 08:40

Maringá-Londrina, a metrópole linear

O desenvolvimento regional deve ser uma preocupação constante. Não vamos crescer isolados. Há importantes dilemas em nosso em torno que precisam de uma saída estratégica, conjunta. Para isso, temos que mudar a lógica da governança pública. Deixar a visão condominial e gerar uma percepção geral. Sair do umbigo.

O Plano Metrópole Paraná Norte, o que no tempo de José Richa se chamava Metronor, é o desejo de gerar uma ação estratégica de desenvolvimento no eixo Maringá-Apucarana-Londrina. Ações conjuntas podem equilibrar os planos de desenvolvimento de 15 municípios que compõe este eixo. Ele representa 14% da população e 14% do Produto Interno Bruto paranaense.

A criação do “Trem Pé-Vermelho” é uma das ações mais conhecidas. Mas ele representa uma logística de mobilidade com ações que vão além. Até mesmo a logística de transporte de produtos está em discussão. Por exemplo, a briga por um aeroporto de cargas que polariza o debate entre Maringá e Londrina seria superado com um grande aeroporto em Apucarana, tanto de cargas como de passageiros. Atenderia com um deslocamento rápido para as duas cidades polos do eixo, além das demais cidades.

Uma política econômica regional deve estabelecer estratégias de investimentos. Empresas de determinados setores em locais estrategicamente determinados. Estabelecer o investimento em infraestrutura para receber empresas com condições viáveis, tanto de comunicação, saneamento e energia. Quantas cidades menores, estagnadas, poderiam crescer com esta medida.

A forma de fazer política dos poderes municipais deve mudar. A mentalidade dos empresários locais também. Por mais que se tenha uma cultura de rivalidade, concorrência e vaidades municipais, isto não pode ser determinante para um projeto de integração regional. Muitas cidades já comprometeram seu futuro por falta de uma ação fundada em um planejamento em longo prazo. Talvez este seja o maior desafio de um projeto fantástico, necessário e vital para a sobrevivência de nossa região.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade