Gilson Aguiar: ‘Luiziana não é exceção, é um exemplo da corrupção no país’

Comentário

Gilson Aguiar: ‘Luiziana não é exceção, é um exemplo da corrupção no país’

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 19/04/2018 - 08:08

Mensalinho: vícios do poder

Uma cidade pequena do centro-oeste paranaense, Luiziana, está nas manchetes dos jornais. Ela é algo de investigação da Operação Tália. Foram 19 mandados cumpridos pela Polícia Civil na cidade.

O fato é que funcionários da prefeitura eram obrigados a entregar parte do pagamento para um “caixa 2” usado para financiar a campanha eleitoral do prefeito. Enquanto o mensalão dava subsídios a parlamentares, por exemplo, o mensalinho de Luiziana tirava dos funcionários para bancar a permanência do prefeito. Na miséria de uma cidade sem recursos, o dinheiro tem que ser tirado de quem vive de pouco e necessita do emprego público.

Luiziana é dependente do Fundo de Participação dos Municípios para sobreviver, como a grande maioria dos 399 municípios do Paraná. O prefeito, Mauro Slongo, do PDT, tinha no sobrinho, Thiago Slongo, o procurador jurídico. Cargo que assumiu com a ascensão do tio e o tirou da condição de leiteiro. Uma ascensão típica do nepotismo. Por isso, Thiago administrava o mensalinho. O líder político procura se cercar dos parentes para se sentir seguro e praticar de forma segura os atos mais secretos e ilícitos. Luiziana é um tiquinho, um quinhão, da política brasileira.

O que podemos aprender com a cidade do interior paranaense que tem 7.500 habitantes? Que a política é para muitos uma profissão. Fazer-se na política. Praticar atos para multiplicar o patrimônio. Vale lembrar o papel da miséria como subsídio para o enriquecimento. Manter uma população carente e dependente ajuda à extorsão. Mas Luiziana não é um caso isolado, ela é apenas um pedaço do tecido pernicioso da lógica do poder em muitas cidades do país.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade