Gilson Aguiar: 'liberdade é obra do trabalho'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'liberdade é obra do trabalho'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 19/02/2019 - 08:22

Todos falam em liberdade. Todos querem ser livres. Reivindicamos o direito de fazer o que queremos sem dar satisfação. A autonomia desejada e sonho comum. Mas quantos estão dispostos a pagar por isso? Ser livre tem um preço.

Na sociedade contemporânea quase tudo está à venda. O que não se compra diretamente, tem seu valor associado a alguma outra coisa. Nossos desejos estão mercantilizados e o pagamento da satisfação coloca limite no sonho de ser livre.

Em passado não muito distante, de duas gerações, ainda se tinha claro que para se ter liberdade é preciso ter renda própria. Arrumar um trabalho, se manter, era o passo inicial para a independência. Contudo, aquele que se aventurava a liberdade pagando suas contas sabia que teria limitações nas aquisições dos sonhos. Ninguém saia de casa, rompia dependência, para ter uma renda maior do que a tinha com a dependência.

Agora, estamos vivendo uma falsa ideia que a independência não está associada a autonomia financeira. A renda alheia se tornou uma obrigação para se manter a liberdade. O dependente quer usufruir de tudo o que o mercado oferece, mas não está disposto a bancar o custo dos próprios desejos.

Não podemos esquecer jamais que o trabalho e a renda são os fatores da autonomia humana. O potencial de ganho é um dos fatores que dá a cada um o valor social de prestígio. A maturidade deve ser acompanhada da emancipação econômica. Se queremos a responsabilidade ela deve ter sempre o peso do custo da liberdade.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade