Gilson Aguiar: 'errar é humano e aprender com os erros é fundamental'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'errar é humano e aprender com os erros é fundamental'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 02/04/2019 - 09:16

Fazemos nossas escolhas e podemos nos arrepender delas. Isto é humano. Podemos corrigir o percurso de nossos atos e tentar melhorar. Temos que fazer com que a vida, de certa forma, construa em nós a maturidade. A civilização humana ganha com isso, todos ganham. Ainda mais quando está sobre nossa responsabilidade a vida de outra pessoa.

A responsabilidade da maternidade e paternidade é imensa. O nosso compromisso com um ser humano deve ir além de simplesmente velo crescer ao longo do tempo ou fazer-lhe o básico. É construir no outro uma essência. Dar um sentido e valor as coisas com as quais convivemos.

Ontem, duas informações fazem repensar o que é a maternidade. Uma mãe sai por bares na Avenida Morangueira e agride um filho de colo. Já, em outro caso, uma mãe tem um filho no hospital e decide entrega-lo para doação. Qual delas demonstrou maturidade? Onde está a mãe responsável?

Acredito que a primeira mãe, frequentando bares, levando o filho, e maltratando a criança, demonstra a infantilidade de quem não quer abrir mão de seus desejos e considera que o filho é o culpado da ausência de liberdade. Temos que tomar cuidado ao condenar a mãe como uma exceção ou aberração. Não é. Muitos culpam os filhos pelas escolhas que fizeram. E o maltrato se prolonga por anos. Há várias formas de punir quem consideramos culpados ao longo de uma vida inteira.

A segunda mãe, que deseja o título por pouco tempo, passa o filho para a adoção, também não deseja cria-lo. Mas não pretende maltratá-lo. Denuncia que a gestão era indesejada, assume o não desejo de ter o filho, mas pretende prolongar a dor de ninguém. O rompimento é uma escolha, dolorosa, mas adulta. Se erra na concepção, mas não se prolonga o erro na criação.

Diante de duas ações que nos faz refletir sobre nossos filhos, o que se espera de quem deseja a maternidade ou paternidade é a maturidade. Assumir nossas escolhas e se arrepender de forma madura. Não transferir a responsabilidade ou a culpa para quem não tem. Isto nos faz seres humanos melhores, em todos os sentidos.

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade