Gilson Aguiar: 'entre o querer e o poder tem o dever'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'entre o querer e o poder tem o dever'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 23/11/2018 - 08:13

Quantos desejam o poder? Muitos. De uma certa forma, todos temos algum poder. Por menor que seja. Nas mais variadas funções, temos a possibilidade de influenciar o nosso e o destino dos outros. Todo o ato tem suas consequências.

Uma das funções em que o poder mais encanta, é a política. Governar. Estar com a vida de muitas pessoas em “suas mãos”. A decisão sobre nós já é um desafio. Quantos estão preparados para decidir a vida dos outros?

Tem nesta busca pelo poder a ambição. Algo importante para ser cultivado na vida. Aquela vontade de não ficar parado, ir mais longe, crescer. Isto é o que chamamos de querer. Quanto nós desejamos algo? Porém, querer não é poder. Qual a distância entre o que se quer e o que se pode?

Para se entender a complexidade destes dois pontos, querer e poder, é importante conhecermos a nós mesmos. Saber se temos capacidade de unir o desejo a ação. Como se diz, “dar um passo maior que a perna” pode significar um tombo. Porém, não se pode atrofiar o corpo por falta de exercício. Na vida, chegar é exercitar o poder de caminhar.

Contudo, em tudo o que buscamos há um outro elemento importante, o dever. Se temos o poder, se queremos, devemos fazer?

Por isso, o ser humano vive sempre na contradição entre o querer, poder e o dever. Quantos não desejam a vida inteira ter poder. Lutam, sonham, as vezes cometem excessos para chegar ao poder. Mas como diz Maquiavel, ter o poder é fácil, difícil é mantê-lo.

Não basta apenas assumirmos o poder de decisão. Nada nos impede de ter um desejo, querer. Resta saber se somos capazes de administrar o poder que temos, se devemos fazer ou não algo.

A boa liderança é a capacidade de agir de forma equilibrada. Ser capaz de, mesmo com o poder, mesmo com a vontade de fazer, refletir profundamente sobre o dever. Todo ato tem consequências. A sabedoria é antecipar os resultados para se tomar a decisão que se deve, para se manter o poder que se tem, sem se deixar embriagar pelo excesso do que se deseja.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade