Gilson Aguiar: 'educação é retórica e não prática'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'educação é retórica e não prática'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 03/04/2019 - 08:15

Os estudantes da Universidade Estadual Paranaense (Unespar) entraram em greve. Isto, greve de estudantes é parar de estudar. A reivindicação dos acadêmicos é uma velha pauta das universidades públicas, como a superlotação nos presídios, a falta de professores e funcionários. A dificuldade de ter um grande número de professores temporários, os chamados colaboradores.

Eles estão mobilizados desde o dia 25 de março. Não voltam enquanto não for providenciada a contratação de docentes, uma solução para o problema da falta de recursos humanos qualificados nas academias públicas.

Um dia irá se resolver a pauta da educação? Acredito que não. O que acontece na Unespar de Paranavaí é uma expressão do que a educação significa. Na prática, muito pouco. Ela é apenas uma retórica, se fala, mas não se faz. Uma força do hábito.

Desde pequenos, a maioria dos brasileiros não conviveu com a educação como um sentido da vida ou, pelo menos, um instrumento vital para o futuro. O prazer de se aprender não nos acompanha. O conhecimento científico não nos serve diariamente. O sucesso está pouco relacionado aos estudos. Nesta terra, a lógica da astúcia, esperteza, em manipular as situações vale mais do que entendê-la de forma racional.

Não por acaso, a ignorância é matéria prima para o sucesso da incompetência. Muito do que debatemos é com uma superficialidade doída. Muitas das defesas sociais são ilógicas e erros graves. Quando abordamos os debates intensos sobre os mais variados temas nas redes sociais, há uma dimensão da falta de uma boa educação, escola, em nossas vidas. Sempre é importante separar a opinião de conhecimento científico. A ciência gera consciência e reduz o grau da lógica superficial.

Por isso, a luta dos alunos da Unespar é justa. Reporta a necessidade de valorizar a educação. Tenta sensibilizar autoridades sobre a importância da formação humana. Dar o tratamento que a educação merece como solução aos nossos problemas. Mas, na infelicidade de nossos hábitos repousa o desinteresse em resolver os dilemas das instituições de ensino públicas.

O problema da educação no Brasil é profundo. Denunciada nos valores e sentidos construídos ao longo do tempo. Esse desprezo prático, mas não retórico, de despreocupação com a formação humana. Talvez, e necessariamente, a educação ganharia muito se mudássemos os nossos hábitos em casa, com os filhos. Valorizando a ciência, estimulando o estudo como sentido de uma vida que precisa ser entendida com inteligência, conhecimento racional e não com sensacionalismo. Esta é uma luta mais intensa e dura do que as paralisações das atividades nas instituições educacionais.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade