Gilson Aguiar: 'democracia é feita de obrigações'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'democracia é feita de obrigações'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 16/08/2018 - 08:30

Por mais que há quem defenda que o voto deve ser livre, facultativo, no país que temos, não é a melhor saída para nossos descontentamentos com a política. Precisamos escolher. A obrigatoriedade do voto pode nos irritar, mas o que deve nos deixar mais indignados são as nossas escolhas. Devemos optar por representantes diferentes. Aqueles não sejam fruto de uma opção fundada nos imediatismos sem reflexão.

Toda a crítica feita aos que estão à frente dos cargos públicos tem uma justificativa, o nosso voto. Nenhum deles assumiu o poder sem o respaldo das eleições. Não há ditadores e golpistas nos cargos públicos. Somos uma democracia. Este fato nos coloca no centro da responsabilidade. O mal que vivemos é fruto do mal que fazemos.

Para melhorar, devemos assumir a responsabilidade da escolha, não fugir dela. Se há uma importância no ato de apertar os números na urna eletrônica, ele deve ser pensado. E a reflexão para o voto está no conhecimento das funções dos escolhidos, em primeiro lugar. O que fazem deputados, senadores, governadores e o presidente da república. Saber a real função da representação. O maior “fake” é aquele que prega a promessa de fazer o que não se pode, de assumir compromissos que não são de sua responsabilidade.

A segunda ação consciente é entender a dimensão de nossas necessidades. O que é prioritário para que nossa vida e das pessoas a nossa volta seja melhor. Aqui não falo das necessidades mesquinhas, dos interesses pessoais. Mas o que beneficia todos e que passa pela condição que se vive pessoalmente. Entender um pouco mais de onde repousa esta necessidade, quanto tempo ela tem, sua dimensão e onde ela nos é um direito ou não.

Outro ponto importante de nossa reflexão como cidadão, na busca da melhor representação, é conhecer se há instituições, órgãos, representativos, públicos ou da sociedade civil organizada, onde estas questões são discutidas. Conhecer quem participa e participar se for possível.

Depois destas etapas, conhecer quais homens públicos se manifesta sobre o tema, conhecer quais propostas, separar a promessa da possibilidade real de ação. E neste contato, conhecer a história do candidato, seu real comprometimento com o que se propõe a fazer, agir. Se esta reflexão for uma inspiração, porque não entrar para a política?

Claro que o que escrevo aqui não é receita. Não há saída pronta, temos que construí-la. Porém, é uma forma de podermos entender a importância do voto acompanhado de uma participação enquanto cidadão. O voto não é um problema, mas uma solução. Porém, deve estar acompanhado de uma escolha pensada, refletida, na proporção da importância da escolha que temos que fazer.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade