Gilson Aguiar comenta relatório do Masterplan

Gilson Aguiar

Gilson Aguiar comenta relatório do Masterplan

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 04/12/2017 - 08:53

Hoje a PwC entrega mais uma relatório da primeira fase do Masterplan, o planejamento de Maringá para 2047. Neste relatório, quatro setores são apontados como destaque na economia da cidade. Saúde, Educação, Sistemas e Intermediação Financeira representam 16% do emprego e 13% das empresas.

O crescimento dos setores de destaque alavancam os demais. Eles são o novo ciclo econômico de Maringá. A cidade já teve no café e no atacado expressões de sua sustentação. Sempre rodeada por um imponente agronegócio. Mas a economia, em seu modelo atual, tem na cidade a sede, até mesmo, do campo.

Um dos elementos importantes deste relatório e a governança. Considero que este quesito trás em si o como fazer para se chegar onde se quer. A cidade deseja crescer, mas é preciso agir. Não se faz sem uma convergência entre poder público e privado na mesma direção.

Às vezes e por vezes ficamos atentos nos anos de eleição a escolha dos homens públicos que iremos eleger. Aconselho que fiquemos mais de olho nos planos que traçamos para o futuro. Aqueles que escolhemos pelo voto devem se encaixar em nossos planos e não uma sociedade e uma economia de uma cidade inteira se encaixar nos interesses do gestor público.

O Masterplan é uma resposta para as nossas incertezas. Se queremos ir além, temos que parar de vivermos a busca de sobreviver e devemos criar oportunidades para uma vida inteira, pensar no futuro. O Masterplan é isso.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade