Gilson Aguiar comenta quanto vale uma vida

Gilson Aguiar comenta quanto vale uma vida

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 11/12/2017 - 09:12

Uma jovem de 26 anos, Gisele Aparecida, foi morta no último domingo após aceitar carona de homem que era seu conhecido. O crime aconteceu no Distrito de São Silvestre, região de Cruzeiro do Oeste, próximo a Umuarama. Ela foi violentada e assassinada. O assassino, ao confessar o crime afirma que tinha atração sexual pela moça. E temendo que ela o denunciasse pela violência sexual, a assassinou. Crime estúpido, motivo torpe.

Aqui há a necessidade de entender o crime além da generalização imediata. O rapaz tinha antecedente, já era fichado por violência sexual. Quando foi acusado e condenado por outro crime, ele pagou com sesta-básica. Se lembrarmos do caso da menina Márcia Constantino, Natanael Búfalo, que a violentou e matou, também tinha antecedentes.

Nos dois casos, o criminoso não é um estranho. Ele é conhecido, íntimo ou faz parte do círculo de amizade. A violência mais atroz não vira de alguém que não conhecemos. O criminoso está próximo de mais para nos conhecer bem, saber sobre nosso cotidiano e em que momento estaremos disponíveis e frágeis para sofrer a violência.

No país, as investigações de crimes contra mulheres, hediondos e de violência extrema, em regra, é cometido com este perfil comum, o aparente normal que é anormal. Ele dá sinais de suas intenções antes de cometer o crime. Mas se despreza e não se acompanha a trajetória do criminoso. Ele estará livre para cometer inúmeros atos estúpidos. E os pratica por saber que nada o deterá. Tanto a distração do poder público e sua falta de estrutura para acompanhá-lo como a distração de quem o vê como uma pessoa de confiança. Ironicamente acima de qualquer suspeita.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade