Gilson Aguiar comenta polêmica na câmara de vereadores de Maringá

Gilson Aguiar

Gilson Aguiar comenta polêmica na câmara de vereadores de Maringá

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 04/10/2017 - 09:33

Ontem, na Câmara de vereadores de Maringá o clima esquentou. No fim da sessão, uma votação de um requerimento em separado, do vereador Homero Marquese, gerou polêmica. Ele pedia detalhes sobre a poda de árvores na cidade desde o início do ano. Tanto dos custos, as empresas que as fazem, os laudos técnicos que concluíram a necessidade das podas. Segundo o vereador os dados não estão no Portal da Transparência, da prefeitura municipal.

 

O vereador pediu a atenção da imprensa, antecipando que o requerimento seria reprovado. E realmente foi. O parlamentar foi criticado pelos pares. Eles consideraram que o Marquese estava exarando, que ele critica a imprensa e depois pede socorro a ela.

O representante do prefeito no legislativo, Willian Gentil, afirmou que a reprovação se deu porque o custo para atender ao pedido do parlamentar seria mais caro do que o próprio ato a ser fiscalizado. A quantidade de folhas a serem digitalizadas e copiadas inviabilizariam o pedido.

Bom, que seja, mas quando teremos esta informação? Acredito que ela é um direito do cidadão. Saber quanto se gasta, porque se gasta e com o que se gasta. Se o custo de fiscalizar é caro, todo o ato ilícito para passar impune tem que seguir este caminho? Claro que aqui ninguém está afirmando que ouve irregularidade, mas a fiscalização é necessária.

O poder municipal deve disponibilizar informações no Portal da Transparência, deve ter meios que possam dar em detalhes seus atos. Há que se criar mecanismos para que a burocracia seja reduzida na execução de qualquer ação pública e ao mesmo tempo se garanta a legitimidade e honestidade da operação.

Fiscalizar não tem preço. A economia que se tem com o combate a corrupção, no Brasil, costuma ser um investimento pelo volume de recursos poupados evitando os desvios de dinheiro público.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade