Gilson Aguiar comenta o projeto sobre proibição de carroças em Maringá

Gilson Aguiar

Gilson Aguiar comenta o projeto sobre proibição de carroças em Maringá

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 15/09/2017 - 08:59

Vereadores de Maringá mostram qual o sentido da presença dentro do legislativo, expressar interesses imediatos, atender as necessidades eleitorais e, ao final, colocar em risco até mesmo os que defendem.

Ontem, na Câmara Municipal de Maringá o vereador Willian Gentil (PTB) demonstrou que é possível concertar o erro e fazer um ainda maior. Ele, em terceira discussão do projeto que proíbe carroças no centro da cidade, voltou atrás e conseguiu encaminhar a reprovação da lei que já estava aprovada. O que era para ser uma seção apenas para adequação do projeto acabou o descartando.

O presidente do legislativo municipal, Mário Hossokawa, disse nunca ter visto este tipo de prática dentro na câmara. Jamais viu uma terceira discussão de um projeto já aprovado levar a sua reprovação. Agora, o judiciário da casa legislativa vai analisar a situação.

Mais que isso, Gentil ainda bateu boca com o colega de partido, Chico Caiana. Gentil disse que não gosta de falsidade. Mas a briga entre membros do partido não é novidade no legislativo. Homero Marchese e Jean Marques que o digam. Já foram protagonistas de algumas e boas discussões no plenário e fora dele. Partido e ideologia estão a baixo do protagonismo personalista.

Mas voltando a questão das carroças no centro da cidade, permitir que isso continue ocorrendo é um retrocesso. Não alivia em nada permitir que em um trânsito caótico mantenha-se um meio de transporte lento, de risco, dividindo espaço com os automóveis, motociclistas, ciclistas e pedestres. Fora a questão de maus tratos aos animais.

Aqueles que alegam que é uma forma de manter uma atividade econômica para quem precisa querem resolver a miséria com filantropia barata para ficar de bem com o miserável e acabar com a economia que o sustenta. A cidade se desvaloriza com a manutenção de um ambiente urbano com problemas. A carroça não é o futuro, é sinal de retrocesso. Mas a forma de se fazer política, tão antiga como as carroças, ainda funciona, lamentavelmente.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade