Gilson Aguiar comenta o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical

Comentário

Gilson Aguiar comenta o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 28/02/2018 - 08:39

Agora a contrição sindical não é mais obrigatória, repassar ao sindicato o valor de um dia trabalhador é facultativo. Se o trabalhador não quiser, não precisa ter o desconto. O problema é: Como fazer isso? Aí, cada sindicato acaba por resolver a questão da forma que considera melhor. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sismmar) tomou uma atitude coerente, abriu mão da contribuição sindical. A Prefeitura de Maringá acatou, agora é o trabalhador quem decide se quer ou não.

A atitude é uma vitória da liberdade de escolha. Temos o direito de querer ou não a representação sindical. Isto vale tanto para patrões como empregados. O que não significa uma inutilidade dos sindicatos. A representação dos trabalhadores é fundamental. Mas ela deve se sustentar no interesse de quem quer ou não ser representado. Os sindicatos precisam fazer um trabalho que justifique sua existência. Eu não sou obrigado a pagar por um serviço que não tenho. Os impostos no país deveriam seguir a mesma lógica, mas esta é outra história.

As maiorias dos sindicatos que existem no país são o desdobramento de uma política sindical instalada pelo infeliz governo de Getúlio Vargas (1930 a 1945). O ditador que ainda hoje inspira os partidos esquerdizantes, aqueles que defendem a democracia e amam um ditador. O corporativismo que predomina em muitas profissões tem relação com a lógica da imposição sindical. Proteger uma profissão é uma coisa, impor excessos é outra. Defender o interesse de trabalhadores é digno, viver à custa da existência de uma instituição sindical é outra. Muitas diretorias sindicais são ditadores disfarçados, vivem eternamente com líderes sindicais muito bem remunerados.

Em muitos países latino-americanos, os sindicatos se transformam em máfias manipulando setores econômicos com medidas protecionistas ou de boicote ao mercado. No Brasil, em muitos casos, a prática é a mesma e, durante muito tempo, legitimada pelo Estado. Felizmente, isto está mudando.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade