Comentário
Gilson Aguiar comenta os corredores de ônibus na Avenida Morangueira
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 05/03/2018 - 08:37O que será do corredor?
Começa a funcionar hoje o corredor de ônibus da Avenida Morangueira. É o primeiro passo para uma série de obras, algumas em andamento, para a tão declamada integração de modais. Coroada com a construção, ainda sem data para acabar, do terminal intermodal. Ao final, esta obra pode iniciar uma nova história do transporte coletivo na cidade.
Novos ônibus, que atendem a exigências da prefeitura de Maringá para a empresa TCCC também entraram em circulação. O que é um ponto fundamental para gerar atração da população sobre o transporte coletivo. Na guerra entre os carros e os demais modais pode ter neste corredor da Avenida Morangueira uma batalha vencida pelo transporte coletivo.
Outras medidas devem ser pensadas e praticadas para esta transição de uma cidade feita para a mobilidade de carros serem para as pessoas. Priorizar o deslocamento de seres humanos é bem diferente do que fazer vias para os veículos motorizados. Custo e qualidade devem ser estimulados para vencer o preconceito associado a comodidade. É preciso chegar com facilidade aos diversos pontos da cidade com o transporte coletivo. O tempo de deslocamento tem que melhorar. O local onde se espera o ônibus também.
Não é uma tarefa fácil mudar o hábito de mobilidade de uma cidade. Porém, muitas cidades brasileiras estão nesta busca. Estão dando seus passos iniciais. Mas deve começar de algum lugar. Não podemos retroceder e impedir o avanço dos modais menos poluentes e que priorizem um deslocamento mais seguro. Temos que lugar para que no futuro a cidade seja tomada por bicicletas, ônibus, metrô de superfície.
Por isso, que tudo dê certo na Avenida Morangueira a partir de hoje. Os primeiros problemas devem ser relevados, mas com o tempo, o deslocamento dos ônibus em corredores exclusivos deve permanecer e se estender para outras vias da cidade.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade