Comentário
Gilson Aguiar comenta as perspectivas para 2018
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 02/01/2018 - 08:26Este é um ano de importantes ações e reações. Uma das mais importantes é a economia. Como ela irá reagir? Para que a resposta seja positiva é necessário apostar na superação de dilemas, a reforma da previdência é uma delas. Sem a mudança nas regras das aposentadorias não será possível ter uma continuidade na melhora dos índices econômicos.
Porém, 2018 tem um elemento vital, as eleições. O presidente da república, Michel Temer, marcado pela impopularidade, sonha, e muito, em ser uma alternativa para o jogo eleitoral. Se não como candidato, tendo o poder de indicar ou apoiar o sucessor. Temer aposta na melhora do ambiente econômico como seu principal argumento.
Em uma linha semelhante está o governador do Paraná, Beto Richa. Impopular em boa parte de seu segundo mandato, o saneamento das contas do Estado é seu principal trunfo nas eleições. Ele não será candidato ao governo, mas deve apoiar Cida Borghetti. O Senado deve ser o objetivo do atual governador. Parece que a governabilidade será o instrumento vital para a propaganda eleitoral.
Esta postura não me parece ruim. Contudo, uma preocupa nestas eleições, o radicalismo desmedido. Tanto nos discursos extremistas de direita ou nas posturas alucinantes de esquerda. O mal do personalismo é o perigo que ronda as eleições de 2018.
Outra ameaça são os filhos dos políticos tradicionais se chamando de renovação. Não se pode esquecer que o berço familiar faz de filhos herdeiros dos vícios políticos do pai. O mestre que ensinou o caminho muitas vezes é o coordenador da vida política do jovem que se autoafirma “renovação”. Nestas horas não se pode esquecer que o candidato é a “cara do pai”.
Será difícil renovar de fato. Em 2018, talvez, o que mais devemos fazer e buscar é não cair no mesmo erro.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade