Gilson Aguiar comenta a proposta de Joesley Batista

Comentário

Gilson Aguiar comenta a proposta de Joesley Batista

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 12/09/2017 - 09:09

O empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, que está no centro de acusações feitas pela Procuradoria Geral da União contra o presidente Michel Temer, foi preso a pedido do procurador Rodrigo Janot.

Batista e o executivo Ricardo Saud foram pegos em gravação entregues a Polícia Federal falando em manipulação e suborno. O empresário e o executivo perderam os privilégios da delação que tinha acordado com a PGR. Teriam escondido informações. O que ficou provado com as gravações.

Agora, o proprietário da JBS quer trocar sua liberdade, a retomada do seu acordo de delação, por mais provas. Ele diz ter no exterior uma grande quantidade de gravações com homens públicos e que poderia entregá-las. Mas para isso que retomar seus privilégios.

A polêmica está lançada. Deve a Justiça aceitar a proposta de Joesley e trocar mais delações por privilégios ao delator? A resposta para esta pergunta é complexa.

A nossa capacidade de investigação é limitada. Não tanta pela vontade de policiais investigarem, mas dos que poderiam fazer provas sumirem.

Não podemos ser ingênuos de que o apartamento que guardava R$ 51 milhões de Geddel Vieira Lima é um caso isolado. Há outros lugares com quantias talvez maiores. Há muitos envolvidos.

Também não se pode considerar isolada a Medida Provisória aprovada pelo presidente Lula, quando presidente, para reduzir impostos sobre os automóveis, favorecendo montadoras. Outra prática antiga.

 

Logo, as informações de Josley são importantes para provar o que os mais conscientes já sabem. A corrupção e intensa, extensa e histórica. Ela está no sentido das empresas e dos homens públicos a procura de se dar bem pelo caminho mais curto e, pelo que tudo indica, em um país da impunidade, seguro.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade