Gilson Aguiar comenta a PEC 181

Gilson Aguiar

Gilson Aguiar comenta a PEC 181

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 20/11/2017 - 08:55

Inacreditável. Agora estamos andando de marcha ré. Um Projeto de Emenda Constitucional pode criminalizar abortos feitos por anencefalia, estupro ou risco de morte para a mulher. Um absurdo. Ato de um conservadorismo xiita. Típico da ignorância que desconhece os números sobre o aborto no mundo e, neste caso, principalmente no Brasil.

Hoje, 1,5 milhão de mulheres abortam por ano no Brasil. As que mais abortam são de baixa renda, negras e com baixa escolaridade. Há 250 mil internações por ano pelo SUS. Aqui não se conta as clínicas particulares que não oferecem dados sobre este quesito. Uma em cada 5 mulheres entre 18 e 39 anos já fizeram aborto. Ele é mais comum do que se imagina.

O perfil de quem aborta é surpreendente diante do apelo moral que combate a prática. Mais de 75% das que abortam são cristãs. 70% tem relacionamento estável, ou seja, tem parceiro, família. Sempre se considera que aborto é coisa de adolescentes sem juízo ou que fazem uma pratica sexual livre. Mas os números apontam que 97,5% das adolescentes que ficam grávidas tem relacionamento estável.

Mas um dos dados mais importantes na comparação do Brasil com outros países, é que 98% dos casos de aborto acontecem em países em desenvolvimento. 30% dos países mais ricos liberam a prática do aborto e tem as menores taxas.

Os dados que apresentei aqui são do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Universidade de Brasília e Grupo de Estudos Sobre o Aborto. Fontes confiáveis e que pelos próprios números devem nos fazer refletir.

A polêmica é imensa. O aborto é praticado por mulheres que fogem a imagem moral de quem o pratica. Abortar é prática feita por mães e com relacionamento estável, ou seja, o lar é onde vive quem mais aborta.

Também temos que considerar o número de abortos por ano. Ele já é praticado e continuará sendo, 1,5 milhão. A lei não altera a prática. Se formos prender todas as mães que abortam, teríamos 6 milhões de crianças sem a presença de suas mães encarceradas.

O que combate o aborto é educação. Conhecimento sobre o tema e comportamento responsável, com planejamento familiar. Vale lembrar que metade das gestantes não planejaram seus filhos. Talvez aí estejam as fontes do problema. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade