Gilson Aguiar comenta a má fé de lojas durante a Black Friday

Comentário

Gilson Aguiar comenta a má fé de lojas durante a Black Friday

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 07/12/2017 - 09:17

Em Maringá, o Procon notificou uma loja de rede por aumentar o preço dos produtos antes da Black Friday. Ou seja, ela teria usado de má fé e iludido o consumidor. Em reportagem de Victor Simião, o diretor do órgão de defesa do consumidor afirma que a empresa terá um prazo para justificar a alteração dos valores. Caso ela não faça e convença, poderá ser multada.

Esta prática da vantagem é uma questão cultural. A “lei de Gerson” ainda existe. A propaganda do cigarro em que o craque do futebol legitima a busca de ganhar, seja como for. Ele não induzia ninguém, apenas expressava o que uma parte considerável dos que assistiam a propaganda pensava.

Ainda estamos vivendo a lei da vantagem. Estimulados por um ambiente de consumo, envoltos com a sedução da aquisição, a falsa ideia de que vamos ganhar sempre se impregna na fantasia publicitária. Contudo, o consumidor busca vantagem, mas quem tem tirado são empresas que não são honestas na precificação.

Fora a enganação de descontos na Black Friday nós temos também os números encantadores das parcelas que fazem desaparecer, na mesma plaqueta do anúncio, o valor final do produto. O consumidor em seu olhar de ver o que quer e não que devia, pensa na parte pelo todo e se afoga na dívida.

Enfim, as festas de Final de Ano estão aí. Temos que pensar na prática constante do consumo e o quanto ele pode nos iludir. Ter juízo e não se deixar levar pelo impulso são boas dicas para o reino da fantasia do consumo que nos cerca, cheio de falsas ofertas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade