Gilson Aguiar comenta a história das epidemias no Brasil

Comentário

Gilson Aguiar comenta a história das epidemias no Brasil

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 09/02/2018 - 09:44

Ocorreu capacitação de funcionários das regionais de saúde do Paraná. Eles foram habilitados para tirar coleta de primatas que forem a óbito por contaminação por febre amarela. A intenção é capacitar mais pessoas em retirar amostra dos primatas contaminados para avaliação. Agir de forma preventiva para uma ameaça da doença. Mesmo não havendo nenhum caso notificado da doença. O Paraná não é área de risco.

A história das epidemias está associada a circulação de pessoas. Seres humanos levam consigo não só suas crenças, seus valores, seus interesses, produtos, mas também doenças. Se levarmos em consideração que a espécie humana migra desde seu aparecimento na face da terra. Se pensarmos no homo sapiens, entre 400 a 200 mil anos a.C. O movimento humano é o fator e consequência de sua evolução, aprimoramento, transformação.

As doenças se multiplicam na proporção que os seres humanos se movimentam e geram ambientes favoráveis para o surto das epidemias. Os que recebem o vírus não estão preparados imunologicamente para recebê-los. A história humana, das conquistas em especial, na colonização europeia nas Américas, por exemplo, é a história também das epidemias, da transmissão de vírus. Parte considerável dos nativos foi morta mais por doenças transmissíveis do que pelas armas do conquistador europeu.

Veja o caso do mosquito Aedes aegypti que voltou ao Brasil na década de 1970. O caso agora da febre amarela, retornando como preocupação epidemia. O movimento humano evolui e ameaça.

A questão é que somos cada vez mais detentores de uma ciência e tecnologia sem igual na história humana. Acreditamos ao longo do tempo que nosso aprimoramento científico e técnico nos livraria de problemas. Mas isso não ocorreu. Os velhos problemas das epidemias retornaram. As vacinas existem e não são capazes de deter a proporção do risco. É a multiplicação do ambiente propenso a contaminação com o avanço moderno. Os resíduos, o lixo, os restos, se acumulam e as doenças surgem.

A febre amarela nunca deixou de estar presente, mas agora ela pode fugir ao controle. De uma exceção pode se transformar em uma regra.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade