Gilson Aguiar comenta a história da imigração no Brasil e seus dilemas atuais

Gilson Aguiar

Gilson Aguiar comenta a história da imigração no Brasil e seus dilemas atuais

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 07/08/2017 - 08:21

Imigração é uma realidade em toda a parte. Maringá nasceu da imigração. Mas na história da movimentação humana há imigrantes e imigrantes. No passado, há mais de um século, a imigração que veio para o Brasil, impulsionada pela expansão agrícola e o fim da escravidão, foi bem vinda.

Na primeira república, instalada em 1889, em sua Constituição, se tinha claro a necessidade da imigração. Ela dava ao estrangeiro os mesmos direitos que o cidadão nacional. Antes disso, no Império, foi criado o Ministério de Estrangeiros, só para tratar da imigração como uma prioridade do Estado. O país precisava de mão de obra qualificada.

Na esteira da imigração o Brasil cumpriu seu destino de ser multirracial. O encontro de povos faz do país um exemplo de convívio de seres humanos das mais diferentes origens. Nossas ruas, filas de banco, alunos em sala de aula, são expressão estética do encontro e da miscigenação.

Contudo, os imigrantes que agora chegam não são os mesmos de mais de um século. Os motivos pelos quais migram costumam ser os mesmos, a procura de uma vida melhor. Mas os que os que chegam não vêm cumprir a mesma função do passado.

Em Maringá, como em grande parte das regiões mais prósperas do país, os imigrantes chegam dispostos à sobrevivência no limite do que podem oferecer como trabalho, pouco. Principalmente os que migram de países latino-americanos. Em Maringá os Haitianos são a maioria. No Brasil a mesma coisa.

Para nós eles representam um percentual pequeno na proporção populacional. Segundo levantamento da Polícia Federal, os imigrantes haitianos são pouco mais de 800. A imigração não chega a ser mais que 4,3 mil pessoas. Bom, estes são os legalizados. Possivelmente temos ilegais.

O preocupante é que eles se assemelham a população desqualificada que temos. Esta igualdade que demonstra o grau de limitação de nossos trabalhadores. Aí está a diferença do passado. Que também denunciava esta condição. Porém, o imigrante vinha como uma resposta, para superar nossas limitações.

A imigração é necessária, não vai parar, é uma constante. Contudo, ela sempre denuncia quem somos com a chegada do estrangeiro.

O que temos a oferecer a eles? Nada, que não seja um pouco mais do mesmo. No caso dos imigrantes pobres latino-americanos, principalmente.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade