Gilson Aguiar comenta a falta de ideologia na política brasileira

Comentário

Gilson Aguiar comenta a falta de ideologia na política brasileira

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 21/03/2018 - 08:43

Ideologia x Demagogia

Abrir o jornal e ler que o prefeito de São Paulo, João Dória, falando o vice-governador paulista, Márcio França, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), chamando de esquerdista, é no mínimo uma piada. Ofensa ideológica é elogio em um país cujo poder é fundado no personalismo e não em uma percepção sobre a ordem social e econômica mais profunda. O próprio Dória deveria olhar para o próprio umbigo ou partido.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sigla que Dória tem como agremiação, tem sua definição ideológica como “centro-esquerda”. Nascida da percepção do Estado como agente principal da ordem social e do equilíbrio entre o interesse privado e público. Os tucanos nasceram da dissidência Peemedebista, agora, retornando a sigla MDB. O prefeito de São Paulo está falando de quem?

O petismo tão decantado como partido ideológico vive mais do personalismo de Lula do que de sua busca de ser lógico ou ideológico. A ideologia não nos cabe. Infelizmente ela está longe do entendimento da maioria dos brasileiros. Mesmo a direita é marcada pela distorção dos personagens que a representam. A maioria dos partidos que se declaram de direita conservadora são chefiados por personagens contraditórios, alguns beirando o neonazismo e o discurso precário de medidas contraditórias. Nossos conservadores não são ideológicos.

Logo, nossa forma de entender o poder não passa pelos partidos e uma proposta lógica e inteligente para o país e ou estado. Infelizmente este será o tom da campanha eleitoral deste ano, em um ambiente que se quer moralidade, comportamento ético, transparência, respeito. Nada disso se realizará. O que vamos assistir é o discurso pobre e superficial de “santos do pau-oco”. A demagogia, mais uma vez, vencerá a ideologia.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade