Gilson Aguiar: 'cidadão tem obrigações'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'cidadão tem obrigações'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 28/09/2018 - 08:10

Temos o direito à crítica. Mas temos a obrigação de entendermos o poder público e suas funções. O papel do representante público deve ser avaliado constantemente, este é um exercício de cidadania. Porém, conhecer a função de quem nos representa e daqueles que exercem função na máquina pública é fundamental.

Veja o orçamento municipal, ele é apresentado pelo poder público em audiência. Foi o que aconteceu em Maringá esta semana. A Secretaria de Fazendo expôs os recursos que serão gastos em cada secretaria municipal. No caso dos gastos com a pasta de cultura foi revisto o orçamento depois da exposição. Isto é democracia.

Esta semana, também, o poder municipal fez um balanço do caixa da prefeitura nos dois primeiros quadrimestres deste ano, encerrados em agosto. O saldo é positivo, apesar da arrecadação não ter atingido a meta esperada. O esperado era 66,66% e se arrecadou 64,73%.

Quando a secretaria expõe os números, eles parecem estranhos a grande maioria dos cidadãos. Precisamos fazer um esforço, mas o poder público também precisa deixar os números mais didáticos, fáceis de serem compreendidos. E a exposição de contas públicas em sites de transparência é, quase sempre, difícil de entender.

Porém, o cidadão deve buscar conhecer. Quando faz a crítica, precisa de bases sólidas, de substância, para ser feita. Isso nos ajuda a avaliarmos quem nos governa e poder fazer escolhas mais conscientes no ato de eleger um governante. Por isso, cidadão tem poder, mas deve fazer sua parte.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade