Gilson Aguiar: 'brumadinho é sinal de desprezo'
Agencia Brasil

Opinião

Gilson Aguiar: 'brumadinho é sinal de desprezo'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 28/01/2019 - 08:05

Ficamos indignados com o que aconteceu em Brumadinho. Mais uma barragem da Empresa Vale do Rio Doce deixa a vida da população mineira amarga. Mas a inundação de dejetos invade todo o Brasil. O que aconteceu em Mariana, que agora se repete, é a prática do desprezo. Sempre focamos empenhados em acabar com a corrupção e a violência, mas é bom ficarmos atentos a estes números de mortos, agora, até este momento, 58 mortos e mais de 305 desaparecidos.

Sempre atentos aos discursos da violência cotidiana, o que aconteceu agora em Brumadinho e o desprezo pela tragédia de Marina são demonstrações do que o país é. Qual a relação do Estado com a sociedade. Se queremos saber qual a intenção de um governante, independentemente de seu partido, de seu demagógico discurso, é sua ação.

O desprezo é a forma que nós demonstramos o quanto vale a vida de um pessoa. Demonstramos o significado de alguém pelo tratamento. E milhares de pessoas são desprezadas. Há muitas barragens sendo rompidas e inundando a vida de muitas pessoas. Seja pela lama, seja pela violência, a falta de saúde e principalmente, a falta de educação. Como a ignorância nos faz mal.

Ignoramos nossos direitos, nosso poder como cidadãos. Somos desrespeitados e acreditamos nos demagogos por não conhecermos a realidade. Como nos falta consciência e como nos sobra experiência de maus tratos e desprezo por parte de quem deveria nos proteger, nos garantir direitos.

O Estado, com este ato, o governo que o conduz, demonstra com seus atos, e neste momento com a ausência dele, quem é e a quem serve.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade