Gilson Aguiar: 'até onde vai a culpa do poder público?'

Comentário

Gilson Aguiar: 'até onde vai a culpa do poder público?'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 03/05/2018 - 08:07

O que move as pessoas?

Correr riscos faz com que as pessoas busquem proteção. Mas, quanto mais o risco está por perto, mais se busca uma reação de fuga e prevenção. Porém, para os mais imediatistas, remediar quando o problema chega acaba sendo o comportamento mais comum. A questão vital está no quanto o futuro passa pela preocupação das pessoas.

Chegou ao fim a campanha de vacinação contra a dengue que não atingiu nem a metade do público alvo. Pessoas na faixa entre 15 a 27 anos. Se esperava 20 mil pessoas, o número dos que foram vacinados foi um pouco acima de 7 mil. Por que isso aconteceu?

Então voltamos a questão, o que leva as pessoas a buscarem a prevenção? O tamanho do temor de se sentirem ameaçadas. Movidas pelo imediatismo, enquanto o problema não estiver próximo, nada se fará. Às vezes, quando se busca uma solução, é tarde demais. O problema já atingiu proporções difíceis de serem contornadas.

Desta condição, da falta de interesse pela vacinação, se tem uma lição. Temos que parar de inocentar as pessoas, trata-las como vítimas. Os que são atingidos por doenças, neste caso da dengue e muitos outros, não são inocentes. Se formos ver o número de consultas marcadas no serviço público que o interessado não aparece, podemos ter uma dimensão do descaso. Sócios da desgraça os atinge.

Até onde vai a culpa do poder público. Ela existe, em muitos casos. Há o descaso com a saúde pública em vários exemplos. Porém, não vamos tirar a culpa do imediatismo e particularismo no enfrentamento dos problemas. No interesse pessoal e imediato. A culpa recai pela falta de preocupação com o futuro. Logo, a dengue parece se perpetuar com uma ameaça e os que são atingidos diretamente por ela tem sua porção significativa de culpa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade