Gilson Aguiar: 'intolerantes de plantão, agradeçam a democracia'
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Comentário

Gilson Aguiar: 'intolerantes de plantão, agradeçam a democracia'

Por Gilson Aguiar em 29/06/2018 - 07:59
Player Ouça o comentário

O direito a expressão, a liberdade, é fundamental. Mesmo para os que vivem pregando o extermínio, gostariam de ter um mundo “a sua imagem e semelhança”. Mesmo para estes, a liberdade é fundamental, permite que eles existam e possam pregar seu autoritarismo.

A necessidade de mantermos a liberdade está na possibilidade de avançar, desenvolvermos o potencial humano, ficarmos civilizados. Crescemos constantemente em meio a diversidade. Viver e conviver com as diferenças nos dá o direito de rever e mudar. Aprendemos e crescemos com a superação do que não somos. No mundo dos egoístas e autoritários, não há o que superar, porque os senhores do poder sempre acreditam na sua perfeição.

Claro que a liberdade gera problemas. Conflitos ficam extremos. Assistimos a cenas de violência que nos fazem indagar sobre a insegurança, a impunidade, até onde a capacidade de agir de forma violenta pode chegar. Mas, temos sempre que levar em consideração que ônus é menor que o bônus. Ganhamos, ficamos melhores com a diversidade. As feridas ajudam a amadurecer e valorizar nossas conquistas.

Por isso, não acredito nos extremistas. Luto contra os fascistas. Sei que eles se multiplicam e ganha simpatia por suas promessas de solução fácil aos problemas complexos. Mas milagres não existem. A solução na democracia pode ser mais demorada e a liberdade pode exercitar nossa paciência e tolerância. Porém, quando chegamos a uma superação, resolvemos com liberdade nossos conflitos, somos melhores.

Já, sobre os autoritários e intolerantes de plantão, que desejam propagar sua mente em grande escala e fabricar em massa o seu caráter duvidoso, peço que agradeçam a democracia que os permite se manifestarem. E que, por mais que desejem o fim da liberdade, admitam que se um dia seu desejo se realizar irão se calar, também.

Noticias Relacionadas