Gilson Aguiar: 'água é a vida da Terra'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'água é a vida da Terra'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 22/03/2019 - 09:58

Tem coisas que nos passa despercebida, são vitais, representam a vida. A água é uma delas. Engraçado que de uso diário, fundamental, não temos a dimensão de como o seu consumo é processado. Deveríamos saber mais.

Por exemplo, a maior parte da água consumida no mundo é na agricultura. Nos países subdesenvolvidos, ou em desenvolvimento, como é o nosso caso, ela é responsável por mais de 70% do consumo da água. O cidadão comum, este consome 8%. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com o desenvolvimento industrial e por consequência a demanda por alimento, a água passou a ser vital para o abastecimento em escala da população. A tecnologia gerada na produção agrícola nos últimos 50 anos acelerou o aumento do consumo de água. Segundo a própria ONU, em 1950, o consumo era de 1,4 mil Km3 por ano. Nos anos 2000 passou para 4 mil e pode chegar a 5,2 mil em 2025.

Países mais ricos consomem mais água. Os norte-americanos são os que consomem mais água, são 575 litros per capital por habitante. Nós, brasileiros não consumimos nem metade disso, são 185 litros. Ela falta para os de menor renda. São os mais pobres que não tem acesso a água potável a condições de higiene pessoal. Onde a falta de água aumenta o risco de doenças.

Nosso planeta chama “Terra”, mas é da água que a vida vem ou se vai. A concentração do uso e benefícios que ela traz não pode ser um divisor, literalmente, de “águas” que corta o chão e condena parte da população.

Políticas públicas para atender as necessidades básicas da população ajudaria muito a reduzir a desigualdade que o uso da água gera. Temos que incentivar o desenvolvimento técnico, revisão da forma como se produz utilizando a água, em especial no agronegócio. Gerar e incentivar uma indústria do meio ambiente com respostas. Que elas possam trazer melhoras nos índices do cuidado ambiental.

Não se fala que é na crise que conhecemos oportunidade? A questão ambiental em relação ao uso da água é uma oportunidade para empreendimentos que tragam soluções para um dos principais problemas para a manutenção da vida no Planeta Terra, a água.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade