Gilson Aguiar: 'A vida é eterna, nós não'

Comentário

Gilson Aguiar: 'A vida é eterna, nós não'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 30/03/2018 - 08:34

Renascer: ir além de si

Estamos na celebração da Páscoa, uma das mais importantes datas para os cristãos. O significado é renascer. A vida é eterna, nós não. Porém, a eternidade é uma busca em uma vida só. Mas há eternidade na vida. Ela continuará, além de nós, além dos nossos dias. Por isso, temos que aprender a renascer.

O maior desafio de quem vive é saber aprender a renascer em tempo limitado. Temos que aprender a morrer e se refazer. Mais que isso, aprender que há uma vida além de nós. A eternidade é uma busca, mas não há garantia. Se existir, irá depender de nossa capacidade de renascer.

Quero aproveitar a data comemorativa cristã, a Páscoa, que na sua origem vai além do cristianismo, para falar da temática principal destes dias, o renascimento. A preservação da vida. Saber que amanhã tudo pode mudar. Mudamos ao longo do tempo, mas o tempo segue.

Não sou religioso, não frequento templos e nem tenho a fé que muitos têm ao meu lado, intensamente. Admiro quem creia, eu tenho dificuldades em acreditar. Mas a vida não requer crença ou fé, ela existe, pulsa em nós. Somos uma demonstração da possibilidade humana de dar sentido a vida. Porém, nem todos tem sentido na vida. E sem isso não se vive.

O sentimento apaixonante da existência requer resiliência, saber viver e conviver com as mudanças. Aprender a renascer. O país vive seu calvário. Mas a via-crúcis vem de longa data. A cruz que se carrega é pesada. Mas ela é também a grande oportunidade de renascer, de se refazer, de superar e sobreviver. Se queremos um futuro, temos que aprender com os erros a reconstruir o significado da liberdade, da democracia. Temos que eliminar os vícios perniciosos e os erros. Porém, é necessário identificar onde eles estão.

Espero que na Páscoa, no renascimento, na ressurreição, surja a maturidade. Ela não é obra de um milagre, mas da capacidade humana de aprender com seus erros.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade