Gilson Aguiar: ‘A democracia está ameaçada’

Comentário

Gilson Aguiar: ‘A democracia está ameaçada’

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 06/04/2018 - 08:02

Oportunismo antidemocrático

Estamos vivendo um momento delicado. A prisão do ex-presidente Lula foi decretada. As manifestações favoráveis ao petista se iniciaram nesta manhã. Até aqui, nada de extraordinário. Porém, há a tensão de transformar o ato em ponto de discórdia. O problema é quanto isso pode custar. A democracia é mais que isso.

É lamentável ter um ex-presidente indo para a cadeia. Não há o que comemorar. Mas o ato é necessário. Porém, lamentável. O fato deve ter a mensagem de que a lei está acima de todos. Por mais que, vale ressaltar, a execução do mandato de prisão foi rápida. Coisa que raramente, ou quase nunca, ou nunca, se vê na condenação e prisão da grande maioria dos bandidos. A prisão vale, mas a rapidez surpreende.

O que preocupa são as manifestações que se mostram extremas. Radicalismo que podem gerar um ambiente propício para os oportunistas de plantão. A ideia de se conter o ambiente tenso, para alguns radicais, é a implantação de um regime intervencionista. Isto deve ser combatido. A democracia tem que estar acima de tudo.

As vésperas do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), as manifestações de militares falando em nome da corporação foram claras e obscuras. De um lado que demonstrar força e prontidão, típica da retórica ameaçadora, por outro, qual o interesse? O país precisa manter nosso maior patrimônio. A democracia.

Foi à liberdade democrática que nos permitiu a transparência. Que nos dá o direito de assistir em tempo real um julgamento do STF. Aquilo que nos permite opinar, defender e discordar. É a democracia que garante o direito de termos a escolha em nossas mãos. A mudança é filha da democracia e não da ditadura.

Peço, vamos manter a democracia. A liberdade de expressão é maior do que os conflitos que ela gera. Toda a expressão não pode colocar em risco o que lhe permite existir.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade