Geração de empregos cresce 110% em Maringá
Divulgação/EBC

Empregos

Geração de empregos cresce 110% em Maringá

Economia por Carina Bernardino em 25/07/2019 - 17:01

Comparativo é com o primeiro semestre de 2018. Apesar do mês passado ter fechado com saldo negativo de 89 vagas, foi o melhor junho dos últimos seis anos. Dados do Caged mostram a recuperação da economia maringaense, paranaense e brasileira. 

Maringá fechou o primeiro semestre do ano com 3.873 empregos formais criados, 110% a mais se comparado ao mesmo período de 2018. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia foram divulgados nesta quinta-feira (25). No entanto, o mês passado teve saldo negativo de 89 vagas na cidade. Mesmo assim, o economista João Adolfo Colombo diz que junho foi o melhor dos últimos seis anos. 
 
Os setores que mais demitiram em junho em Maringá foram o comércio, com 241 demissões, e a indústria de transformação, que fechou 172 empregos com carteira assinada. 
 
Um dos contratados este ano na cidade foi o administrador Rodrigo Gianini Xavier. Ele foi admitido por uma indústria no dia 20 de maio e está gostando do serviço. 
 
Das 3,8 mil vagas formais criadas este ano em Maringá, 1.974 foram no setor de serviços. A construção civil ficou em segundo lugar na geração de empregos, com 1.515 postos de trabalho. O comércio ficou na terceira colocação, com 414 contrações realizadas. Para o contador Glicério Rampazzo, as vagas criadas no setor de serviços têm a ver com o desemprego, porque muitas pessoas enxergam no setor a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. 
 
Em junho, no Brasil, foram criadas 48,4 mil vagas formais. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade