Gasto com folha salarial continua em quase 50% do orçamento
Marcio Naka/PMM

Maringá

Gasto com folha salarial continua em quase 50% do orçamento

Economia por Victor Simião em 28/09/2018 - 16:03

Houve redução em relação ao quadrimestre anterior, mas o percentual ainda está acima do limite de alerta.

O gasto com a folha de pagamento dos servidores de Maringá continua acima do limite de alerta. Atualmente, do orçamento separado para esta finalidade, 49,04% estão comprometidos com salários do pessoal ativo e com a aposentadoria dos inativos. Em dinheiro, equivale a 627 milhões 401 mil reais. Maringá tem 1 bilhão 279 milhões de reais de receita corrente liquida, e desse total que sai o dinheiro dos servidores. O limite de alerta é de 48,60%. O dado é relativo ao segundo quadrimestre de 2018, e está em um relatório da secretaria municipal da Fazenda. No mesmo período do ano passado, o índice estava em 47,4%.

Em relação ao quadrimestre anterior, houve uma leve queda de 0,77%. De janeiro a maio deste ano o índice estava em 49,81%. A queda, apesar de pequena, aconteceu por conta do trabalho de redução das horas extras na prefeitura. Apesar disso, até para o ano que vem a previsão é de continuar com 49% da folha comprometida com pagamento de servidores.
Mas o secretário de fazenda, Orlando Chiqueto, disse estar confiante na redução.

A preocupação do Executivo Municipal ocorre porque a folha cresce de forma vegetativa por conta de promoções e bonificações. O limite máximo de comprometimento é de 54%. Se passar desse valor, o município sofre sansões administrativas.

Além disso, com o gasto alto, a contratação de novos servidores fica inviabilizada. Também fica inviabilizado um reajuste salarial maior para os que trabalham.
 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade