Fome histórica
CBN Maringá

Opinião

Fome histórica

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 28/06/2022 - 07:39

Pesquisa do DataFolha mostra o quanto fome no Brasil é o retrato da desigualdade em muitos aspectos. 1 em cada quatro brasileiros considera que a comida que tem em casa não é o suficiente. Entre eles 25% estão os que historicamente estão no grupo de risco a muito tempo.

O retrato da fome pode ser momentâneo, mas ele se repete como condição constante para uma população que já amarga esta condição a décadas. A maioria dos que passam fome são mulheres, pretos, nas regiões mais pobres do país, norte e nordeste.

As famílias comandadas por mulheres e que tem menor grau de instrução. Os que tem menos qualificação passam mais necessidade.

A inflação correu o poder de ganho dos brasileiros, isso é fato. 13,84% nos últimos doze meses. Quem vai a um supermercado sabe disso. Quem percorre as ruas e vê o aumento do número de pessoas pedindo também percebe.

Logo, as pesquisas podem parecer novidade, mas elas sempre demonstram o mesmo com novos números ou aspectos diferentes de um mesmo problema. Ele é crônico.

Lembrando que esta pesquisa do DataFolha foi feita nos dias 22 e 23 de junho, com 2.336 pessoas, nas cinco regiões do país e em 181 municípios. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade