Feira na UEM oferece produtos de cooperativas e associações
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Economia Solidária

Feira na UEM oferece produtos de cooperativas e associações

Economia por Luciana Peña em 01/10/2019 - 11:36

É o resultado da Unitrabalho, uma incubadora de empreendimentos de economia solidária. 30% dos empreendimentos são a fonte principal da renda das famílias. 

A economia solidária é aquela que preza pela produção sustentável, colaborativa e com remuneração justa. A Unitrabalho, incubadora de empreendimentos de economia solidária da UEM, presta assessoria para artesãos e pequenos agricultores que se unem em cooperativas e associações para gerar renda e trabalho. Uma amostra do trabalho produzido por estes grupos pode ser vista na Feira de Economia Solidária que está sendo realizada ao lado do Restaurante Universitário da UEM nesta terça. A Laudiceia Zuli é da associação Vivendo Artes, que produz tapetes artesanais.

A associação Raiz Comércio Justo produz peças de algodão sustentável, diz a Amanda Silva.

A Maria Gabriela Queiroz produz peças de cerâmica.

Pelo menos 30% dos cooperados ou associados têm a economia solidária como principal fonte de renda. A coordenadora da Unitrabalho, Mara Lucy Castilho, diz que de um modo geral todos estão conseguindo gerar renda, nem que seja para complementar o orçamento de casa. 

No final do ano passado o governo do Estado sancionou a Lei de Economia Solidária que prevê linhas especiais de financiamento para empreendimentos com essas características. Os empreendedores aguardam a criação dessas linhas de fomento.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade