Opinião
Opinião
Ética que nos falta
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 30/07/2019 - 08:36O filósofo grego, Epicuro de Samos, foi um hedonista. Defensor de uma ética que deveria ser mantida como a estética do bom comportamento. Aquele que pelos seus atos demonstra no que crê e controla-se para não deixar levar pelos excessos de uma emoção que pode prejudica-lo. O ser humano que independente do que pensa, das decisões que toma, age de forma correta e livre.
Temos, segundo o filósofo grego, que assumirmos a responsabilidade das funções que exercemos. Aquele que assume uma função pública não pode se dar ao comportamento fútil, as falas desregradas, as acusações sem sentido e desnecessárias. Quando se fala de poder deve-se abandonar o sentimento mundano, a crença profana e se ater ao civilizado.
Outro filósofo importante sobre a ética foi Sêneca. Um senador romano defensor do estoicismo. Considerava que o ser humano deve ser governado pela sua consciência. Por mais que seus desejos mesquinhos, vontades particulares, desejos instintivos tentem tirá-lo do comportamento necessário à sua função.
Hoje, somos carentes de pessoas éticas. Daqueles que tenham responsabilidade para com seus atos. Que aprendam a fazer o que é necessário para a função que assumem. Não podemos ser governados por pessoas que respondem ao prazer de seus desejos. Em muitos lugares onde o líder deve ser o exemplo do bom comportamento (Epicuro), encontramos a irresponsabilidade com a função.
Para Sêneca, deve o líder abrir mão de seus desejos e vontades pelo bem maior que é a sociedade. Deve dar o exemplo de como deve se agir diante dos temas que envolvem a todos. Não pode se deixar levar pela sua visão pessoal sobre aquilo que delibera e sim pelo que é necessário ao povo.
Diante de tudo o que temos vivido, em tantos lugares, acredito que se instalou uma crise ética. Ela se propaga e ganha formas de um personalismo tolo. Um líder em cargo empobrece seus valores agindo de forma tola enquanto deveria ser a altura de sua condição administrativa elevada. É a miséria humana que deve estar sob o controle e ser combatida e que agora, loucamente, se encontra no poder e está no comando de muitos.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade