Estudo comprova tortura e o temor persiste
CBN Maringá

Opinião

Estudo comprova tortura e o temor persiste

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 18/04/2022 - 09:30

Gravações das sessões do Superior Tribunal Militar (STM) mostram que a tortura existiu nos quartéis da ditadura. O estudo é feito pelo professor de História do Brasil Carlos Fico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O período investigado pelo pesquisador foi de 1975 a 1985. A repressão sempre foi fato e a tortura também.

Mas não é preciso ir muito longe para se associar a farda a violência. O temor que temos do aparato de segurança demonstra isso. Hoje, muitos dos militares não expressam nem de perto a violência praticada em tempos de linha dura. A herança da violência permanece. Ao vermos as viaturas do aparato de segurança e os homens de farda, o sentimento de insegurança se instala.

Pode ser que ao ouvir alguém possa dizer: “quem não deve não teme.” Mesmo os que não devem temem. Ainda mais se pertencerem as classes populares. A repressão é maior sobre quem se sabe tem dificuldade de defender seus direitos. Bons advogados não saem barato. Os mais pobres nunca conseguem pagar um.

Isso não é coisa de comunista, é de justiça. Nem é defesa de criminosos. Falamos de gente inocente. E não é falar mal dos militares, mas a função da qual eles devem cumprir já que são um “aparato de segurança” e não um instrumento de violência e extermínio.

Há ótimos policiais, excelentes militares. Isto não há dúvida. Como há ótimos médicos, enfermeiros, professores e garis no serviço público. Porém, se em todas estas áreas há também quem use de sua função e cometa abusos ou negligente, entres os militares há também.

Precisamos construir uma transparência nas ações públicas e não defendermos corporativismos irresponsáveis, sejam eles quais forem. Temos que impedir que grupos que se auto protegem cometam excessos e defender o bom profissional no exercício legítimo de seus direitos.

Se as pessoas inocentes têm medo, temos que fazer com que este medo cesse e que elas se sintam protegidas com o aparato de segurança. Isso pode acontecer se os fatos não se repetirem e o medo que se sente não se comprovar. Por isso, ditadura e tortura devem cessar. Defenda a democracia e lute por legalidade. 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade