Estimativa: 14 mil perderam emprego em Maringá
Imagem Ilustrativa/Foto: EBC

Em três meses

Estimativa: 14 mil perderam emprego em Maringá

Economia por Victor Simião em 25/06/2020 - 18:50

O número é um reflexo dos impactos no coronavírus na economia. Os dados são da Associação Comercial e Empresarial.

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá estima que 14 mil pessoas tenham perdido o emprego na cidade devido à pandemia do novo coronavírus. O período relativo a esse número é de março até este mês, e a informação foi dita à CBN pelo presidente da entidade, Michel Felippe Soares. A reportagem não conseguiu confirmar quais foram os setores mais atingidos e nem como a associação chegou ao número.

Devido ao coronavírus, decretos estaduais e municipais foram editados. Entre os que mais tiveram impacto estão o do fechamento do comércio, dos shoppings e da construção civil. Esses setores têm funcionado ao menos nas últimas semanas mediante uma série de restrições. Segundo o município, são para evitar a transmissão da Covid-19.

Em Maringá, são mais de 1300 casos positivos e 15 mortes.

O fechamento temporário implicou em uma queda de braço entre empresários e poder público. No momento, donos de bares pedem a reabertura, já que devem permanecer fechados por mais uma semana.

Segundo Michel Felippe Soares, não há um dado consolidado quanto ao fechamento de empresas.

Nesta semana, a Prefeitura lançou um comitê para estudar e apontar como retomar a economia. Diversas entidades participam, como a Acim. O Sebrae coordena os trabalhos.

A Prefeitura de Maringá também liberou mais R$ 1 milhão para a Noroeste Garantias, uma entidade sem fins lucrativos que auxilia a tomada de empréstimos na cidade. É necessário pensar na volta do crescimento, disse o presidente da Acim.

O Governo Federal não tem atualizado o sistema de informações sobre contratações e demissões. O dado mais recente de Maringá é de abril. Naquele mês, 3.271 vagas de emprego foram fechadas na cidade.

Em maio, representantes de shoppings informaram que 70 lojas fecharam e ao menos 1600 pessoas foram demitidas em Maringá.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade