Especialista analisa a lei antidesmatamento da UE

CBN Rural

Especialista analisa a lei antidesmatamento da UE

CBN Rural por Rogério Recco em 31/10/2024 - 18:00

A União Europeia deve postergar para o final do ano que vem o início de vigência da lei antidesmatamento, por meio da qual os países daquele bloco anunciam que vão deixar de importar produtos agrícolas de nações que, segundo eles, não atendem suas exigências. Isto se aplica à soja, café, carne bovina, cacau, borracha e madeira e o Brasil seria o país mais impactado.

Mas, nos últimos dias, já se antecipando a essa lei, a multinacional francesa Danone, que é marca famosa de produtos lácteos aqui no Brasil, comunicou, por meio de um representante de sua diretoria, que não compraria mais soja brasileira. Tal fato, embora desmentido logo depois pela Danone no Brasil, gerou reações por parte do setor e de algumas autoridades, além de ser um fato emblemático e que abre um perigoso precedente.

Para analisar este assunto, o CBN Rural convidou um renomado especialista brasileiro, o prof. Ciro Antônio Rosolem, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo. O prof. Ciro é dono de um vasto currículo, membro do conselho científico agro sustentável, sendo que suas pesquisas e contribuições têm foco no uso sustentável do solo e em práticas agrícolas responsáveis, especialmente em culturas como soja, algodão e no modelo de integração lavoura-pecuária.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade