Opinião
Opinião
Errar é humano
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 20/06/2022 - 08:27Errar é humano, sim. Contudo, não é a finalidade do que fazemos. Não vivemos para errar. O acerto é quase sempre o resultado de muitos erros. Difícil alguém que nunca errou.
Errar é a condição fundamental para o aprendizado. Errando que se aprende. Por isso, maravilhoso quem admite seus erros. Triste quem nunca os assume e ainda busca transferir para os “ombros” dos outros suas falhas e equívocos.
Vivemos a idolatria da perfeição do que não existe como condição humana. As coisas podem ter seu “ar” de perfeição, mas o ser humano não. Somos feitos de erros, da construção eterna das possibilidades de superação.
Se existe superação existe algo a se aprender, sempre.
Esta condição me lembra uma música de Toquinho, Errar é Humano, que vale a pena lembrar um trecho da letra...
Não, não é vergonha, não
Ser da turma sempre o mais gordinho
Ter pernas tortas, ser baixinho ou grandalhão
Não, não é vergonha, não
Diferenças nunca são defeitos, não existe a perfeição
A vida irá, você vai ver
Aos poucos te ensinando
Que o certo você vai saber
Errando, errando, errando
Não, não é vergonha, não
Aprender a andar de bicicleta
Se escorando em outra mão
Não, não é vergonha, não
Precisar de alguém que ajude
A refazer sua lição
Não, não é vergonha, não
Diferenças nunca são defeitos, não existe a perfeição
Para ouvir a música completa:
https://www.youtube.com/watch?v=hFdx4fbN9_Q
A questão fundamental é se queremos continuar errando ou se nossos erros são resultado de tentativas. O que fazemos com nossos erros, aprendemos, revemos, repensamos. Se fazemos isso, no final amadurecemos, e isto é o mais certo a ser feito. A maturidade nos faz errar menos.
Mesmo que depois de um bom tempo continuamos errando, isso nos dá uma tranquilidade de se estar avançando. Sempre se associa o progresso em uma jornada com os acertos, mas os erros, tropeços, são sinais de que descobrimos por tentar o que pode e não se pode fazer.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade